Repository logo
 
Publication

Diálogos nas interações : reflexões sobre a ação educativa de uma futura educadora de infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLacerda, Maria Cerveira Serra Forjaz
dc.contributor.authorFernandes, Silvia Andreia Cordeiro
dc.date.accessioned2021-05-28T17:21:15Z
dc.date.available2021-05-28T17:21:15Z
dc.date.issued2020-11-10
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, pretende explanar a prática reflexiva de uma futura educadora de infância e o modo como essa reflexão remete para a ação e para o diálogo com as crianças. Com o intuito de focar a minha atenção para posterior reflexão recorri aos seguintes objetivos: i) dialogar com as crianças para potenciar as interações , a partilha e a aceitação pelo outro; (ii) refletir sobre a ação do adulto como agente ativo na valorização de opiniões e escolhas das crianças; (iii) refletir sobre a ação educativa como espaço de diálogo das interações entre crianças e entre adultos e crianças. A investigação é alicerçada numa abordagem qualitativa com recolha de informação baseada na observação e análise das situações vivenciadas, como também na análise documental. A apresentação, a análise e a reflexão das intervenções permitiu compreender que a escuta das crianças pode sugerir o caminho de aprendizagem, bem como tornar visível a intencionalidade pedagógica e potenciar a construção da profissionalidade docente.pt_PT
dc.description.abstractThe present report, carried out within the Supervised Teaching Practice in order to obtain a Master's degree in Preschool Education, intends to explain the reflective practice of a future kindergarten teacher and how this reflection refers to action and dialogue with children. In order to focus my attention for further reflection, I have used the following objectives: (i) to dialogue with children in order to enhance interactions, sharing and acceptance by others; (ii) to reflect on the action of adults as active agents in valuing the opinions and choices of children; (iii) to reflect on educational action as a space for dialogue in interactions between children and between adults and children. The research is based on a qualitative approach with information gathering based on the observation and analysis of lived situations, as well as documentary analysis. The presentation, analysis and reflection of the interventions made it possible to understand that listening to children can suggest the path of learning, as well as making visible the pedagogical intentionality and boosting the construction of teaching professionalism.pt_PT
dc.description.abstractr, teaching p, p, cpt_PT
dc.identifier.tid202545628pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8158
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática reflexivapt_PT
dc.subjectProfissionalidade docentept_PT
dc.subjectIntencionalidade pedagógicapt_PT
dc.subjectPerspetivas das criançaspt_PT
dc.subjectReflective practicept_PT
dc.subjectProfessionalismpt_PT
dc.subjectPedagogical intentionalitypt_PT
dc.subjectChildren's perspectivespt_PT
dc.titleDiálogos nas interações : reflexões sobre a ação educativa de uma futura educadora de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
25395.pdf
Size:
3.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format