Repository logo
 
Publication

Reputação organizacional, desempenho e engagement: Um estudo no setor educacional público da região autónoma da madeira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de
dc.contributor.authorEscórcio, Énia Do Carmo Fernandes
dc.date.accessioned2018-04-27T19:38:20Z
dc.date.available2018-04-27T19:38:20Z
dc.date.issued2018-01
dc.date.submitted2018
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Psicologia Social e das Organizaçõespt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação tem como principal objetivo verificar se existem diferenças significativas entre os setores de ensino Público e Privado na Região Autónoma da Madeira, ao nível da Reputação Organizacional, Desempenho e Engagement, bem como verificar o efeito destas variáveis nos colaboradores do setor público. Este estudo contou com a participação de 186 profissionais do ensino, todos eles vinculados a estabelecimentos de ensino na Região Autónoma da Madeira (97 através do setor público e 89 através do setor privado), que responderam voluntariamente a um questionário colocado on-line. Os resultados demonstram que as diferenças entre setores público e privado não são significativas ao nível do Engagement, no entanto, a variável Reputação Organizacional releva ser ligeiramente superior no Setor Privado e a variável Desempenho mais elevada no Setor Público. Adicionalmente, verificou-se que a variável Reputação Organizacional exerce um efeito positivo e significativo em ambas as variáveis Desempenho e Engagement, tendo este efeito um maior grau de significância no Engagement.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The main purpose of the following investigation is to verify if there are significant discrepancies between the public and private education sectors in the Autonomous Region of Madeira, in terms of Organizational Reputation, Work Performance and Engagement, as well as verify the effect of these variables on public sector employees. This study includes the participation of 186 teachers, all of them linked to educational institutions in the Autonomous Region of Madeira (97 through the public sector and 89 through the private sector), who voluntarily answered a questionnaire placed online. The results show that the differences between the public and private sectors are not significant regarding Engagement, however, the variable Organizational Reputation is slightly higher in the Private Sector and the variable Performance in the Public Sector. Additionally, it was verified that the Organizational Reputation variable exerts a positive and significant effect on both the Performance and Engagement variables, and this effect has greater significance in the employee’s work Engagement.pt_PT
dc.identifier.tid201852446pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6361
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectReputação organizacionalpt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectSetor públicopt_PT
dc.subjectRegião autónoma da Madeirapt_PT
dc.subjectOrganizational reputationpt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectPublic sector autonomous Region of Madeirapt_PT
dc.titleReputação organizacional, desempenho e engagement: Um estudo no setor educacional público da região autónoma da madeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
24324 - RA.pdf
Size:
1.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: