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Adptação social ao pré-escolar e estilos de vinculação

dc.contributor.authorAlbino, Alda Maria Meneses Pires
dc.date.accessioned2010-12-20T12:51:30Z
dc.date.available2010-12-20T12:51:30Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractO presente estudo pretende avaliar a qualidade de vinculação à mãe e à educadora de infância, verificando se existe ou não concordância entre a qualidade de vinculação e a adaptação ao Jardim-de-infância. Os instrumentos utilizados foram o Attachment behavior Q-set, (Waters, 1987), com vista a analisar a qualidade de vinculação das crianças às mães e educadoras, e uma adaptação do mesmo instrumento, realizada por Duarte, Meneses e Monteiro, (2000), de modo a analisar a vinculação das crianças às suas educadoras. Utilizou-se ainda, com base no Manual "Uma Caixa Cheia de Emoções" (Marina Kog, Júlia Moonse Luk Depondt da Universidade Católica de Lovaina, 2001) de modo a analisar as narrativas das crianças da amostra. Todos os instrumentos foram aplicados individualmente. A amostra deste estudo envolveu 50 díades mãe/criança e educadora/criança. Tendo as mães idades compreendidas entre os 21 e os 42 anos, a idade das crianças encontravam-se entre os 36 e os 47 meses, situando-se as idades das educadoras ao nível dos 39 e 58 anos, oriundas de um Jardim de Infância particular, dois Jardins da Rede Pública do Ministério da Educação e um Jardim de Infância da Câmara Municipal de Almada. Após a recolha de dados procedeu-se ao tratamento estatístico dos mesmos, realizando-se inicialmente nos dados referentes ao Attachmente Q-Sort, tendo-se efectuado a correlação do Q-Sort das crianças com os parâmetros de Segurança e Dependência. À posteriori e através da Análise Hierárquica de Clusters obteve-se, com base nas percepções maternas, três grupos de crianças: o Grupo 1-seguro e independente, o Grupo 2 -inseguro e dependente e o Grupo 3 - inseguro e independente. Paralelamente constatou-se que as educadoras identificam um grupo de crianças seguras e outro de crianças inseguras. Posteriormente com base nas representações das crianças procurou-se através da análise das narrativas verificar se entre os três grupos havia diferenças significativas ao nível das narrativas das crianças. Constatou-se que as crianças do Grupo 1 (seguro e independente) e Grupo 2 (inseguro e dependente) são concordantes nos sentimentos verbalizados, nomeadamente a situações novas de adaptação e separação da mãe. As crianças do Grupo 3 (inseguras e independentes) revelam tendência em verbalizar sentimentos sem nexo. Ao nível da amostra estudada, conclui-se que a vinculação é uma característica própria da relação estabelecida entre a criança e a figura de vinculação, possibilitando então explicar-se as diferenças encontradas entre as percepções maternas e as percepções das educadoras. Verificou-se que o Início de Frequência e o Número de Horas que as crianças passavam no Jardim de Infância, não se encontrava correlacionado com a Qualidade da Vinculação das crianças às mães. Constatou-se ainda, que é possível que as crianças estabeleçam uma relação segura com uma figura não-parental e num ambiente não familiar. Os resultados parecem também indicar que a Qualidade da Vinculação influência a descrição das narrativas das crianças relativamente às suas emoções. As crianças percepcionadas como seguras, apresentam narrativas de um modo fácil e aberto na forma como as comunicam, superiores às crianças inseguras, nomeadamente ao Grupo 3, constituído pelas crianças inseguras e independentes.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/278
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectVinculaçãopor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectInstrumentospor
dc.subjectDesenvolvimento socialpor
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopor
dc.subjectMãespor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectAtitudes parentaispor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.subjectAttachment behaviourpor
dc.subjectPreschool educationpor
dc.subjectNarrativespor
dc.subjectInstrumentspor
dc.subjectInstrumentspor
dc.subjectSocial developmentpor
dc.subjectCognitive developmentpor
dc.subjectMotherspor
dc.subjectDevelopmentpor
dc.subjectParental attitudespor
dc.titleAdptação social ao pré-escolar e estilos de vinculaçãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacelpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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