Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorRamalho, Glória
dc.contributor.authorAlves, Ana Margarida de Nunes
dc.date.accessioned2015-10-24T13:12:45Z
dc.date.available2015-10-24T13:12:45Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal objetivo estudar o desenvolvimento do sentido de número nas crianças que frequentam o ensino pré-escolar, concomitantemente analisou-se também o desempenho matemático e a sua relação com o género dos alunos, condições socioeconómicas das respetivas famílias e as crenças das educadoras. Participaram neste estudo 33 alunos a frequentar duas salas do último ano da educação préescolar do concelho de Lisboa de um meio socioeconómico baixo. Os instrumentos utilizados foram o TEMA3 (Ginsburg & Baroody, 2003) depois traduzido e adaptado para a língua portuguesa e a escala de crenças e atitudes de Benz (2008) também traduzida e adaptada para esta língua. Os resultados indicam que as crianças têm um baixo desempenho no TEMA3, não existindo diferenças significativas entre géneros e que as educadoras possuem fortes crenças relativas ao ensino e aprendizagem da matemática no pré-escolar em meios socioeconómicos baixos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The main objective of the present work is to study the development of number sense in children attending pres-school, concomitantly it was analyzed the mathematical performance and its relationship with the students' gender, socio-economic conditions of their families and beliefs of educators. Participants in this study included 33 students attending two rooms on the last year of education Preschool education in Lisbon, from a low socio-economic background. The instruments used were the TEMA3 (Ginsburg & Baroody, 2003) later translated and adapted to Portuguese and range of beliefs and attitudes Benz (2008) also adapted and translated into this language. The results indicate that children have a poor performance in TEMA3, with no significant differences between genders and that educators have strong beliefs regarding the teaching and learning of mathematics in preschool in low socio-economic background.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4040
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSentido de númeropt_PT
dc.subjectCrenças e expectativaspt_PT
dc.subjectMeio socioeconómico baixopt_PT
dc.subjectNumber sensept_PT
dc.subjectBeliefs and expectationspt_PT
dc.subjectLow socio-economic backgroundpt_PT
dc.titleO desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
15476.pdf
Size:
612.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: