Repository logo
 
Publication

Metodologia do trabalho de projecto no 1º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGemes, Elisabete
dc.contributor.authorSilva, Maria Inês Buceta Martins de Novais e
dc.date.accessioned2018-10-26T14:39:23Z
dc.date.available2018-10-26T14:39:23Z
dc.date.issued2018-08-01
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado sob a orientação de Elisabete Xavier Gomes, apresentada no ISPA - Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractA educação, tal como a sociedade atual, encontra-se em constante mudança. As alterações que se têm vindo a verificar nos métodos de ensino, nos contextos escolares e no comportamento dos alunos exigem a utilização de estratégias e abordagens que vão ao encontro dos seus interesses, curiosidades e questões, de modo a promover aprendizagens mais significativas. Neste contexto, o presente relatório apresenta uma análise a uma metodologia de trabalho, realizada a partir de uma investigação qualitativa no âmbito da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além de descrever a Metodologia do Trabalho de Projeto, de forma geral e específica à abordagem desenvolvida na Instituição, pretende-se também fazer uma reflexão sobre todas as componentes a esta subjacente, como sejam as fases integradoras deste modelo, o papel do professor, a promoção de uma aprendizagem cooperativa e a importância da transdisciplinaridade a esta inerente. O relatório encontra-se dividido em quatro partes, a exemplo dos trabalhos de projeto que são igualmente constituídos por quatro fases, uma primeira onde encontramos o Enquadramento Teórico, ou seja, a definição do problema, uma segunda parte referente à contextualização metodológica, à forma como foi planeada e conduzida a investigação e o contexto do local e do grupo que foi observado, tal como na planificação de um projeto, uma terceira parte composta pela descrição das observações realizadas, ou seja, a execução do projeto, e por último as considerações finais, que correspondem à reflexão do que foi observado e da sua importância no processo educativo dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractEducation, like today’s society, is constantly changing. The changes that have been observed in teaching methods, in school contexts and in the students’ behavior require the use of strategies and approaches that meet their interests, curiosities and questions, in order to promote a more meaningful learning. In this context, the present report presents an analysis of a work methodology, based on a qualitative research in the framework of the Supervised Practice in the 1st Cycle of Basic Education. In addition to describing the Project Work Methodology, in a general and specific way to the approach developed in the Institution, it is also intended to reflect on all the components to this subjacent, such as the integrative phases of this model, the role of the teacher, the promotion of a cooperative learning and the importance of transdisciplinary to it inherent. The report is divided into four parts, as exampled in the project works which are also constituted by four phases, a first one where we can find the Theoretical Framework, that is, the definition of the problem, a second part concerning methodological contextualization, the way how the research of the placement and of the group that was observed were planned and conducted, such as in the planning of a project, a third part composed by the description of the observations made, that is, the execution of the project, and finally the final considerations, which corresponds to the reflection made of what was observed and its importance on the educational process of the students.pt_PT
dc.identifier.tid201964848pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6687
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMetodologia do trabalho de projectopt_PT
dc.subjectPapel do professorpt_PT
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_PT
dc.subjectTransdisciplinaridadept_PT
dc.subjectProject work methodologypt_PT
dc.subjectRole of the teacherpt_PT
dc.subjectCooperative learningpt_PT
dc.subjectTransdisciplinarypt_PT
dc.titleMetodologia do trabalho de projecto no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
24968.pdf
Size:
3.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: