Repository logo
 
Publication

Educar com a natureza: a Influência da natureza no processo de ensino - aprendizagem na educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Elisabete Xavier
dc.contributor.authorDias, Ana Raquel Domingos Filipe
dc.date.accessioned2018-11-30T15:48:25Z
dc.date.available2018-11-30T15:48:25Z
dc.date.issued2017-02-02
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório Final, parte integrante da Unidade Curricular de Prática de Supervisionada em jardim-de-Infância, consiste num estudo de uma problemática que emergiu em campo. Esta investigação de cariz qualitativa tem como principal objectivo entender a natureza como meio e contexto para promover aprendizagens em contexto pré-escolar. Para tal, apoiei-me em instrumentos distintos de recolha de dados: registo fotográfico, diários e ainda notas de campo. Os dados recolhidos partiram de um grupo heterogéneo de 25 crianças em idade pré-escolar, e foram analisados à luz dos referenciais teóricos e das orientações curriculares que se alcançaram na implementação de diversas atividades em o que a natureza foi o ponto de partida para a articulação de conteúdos. No decorrer deste trabalho, a natureza é valorizada enquanto instrumento que nos rodeia e que é indissociável do ser, através de vivências e trocas sociais, funcionando por isso como uma teia que permite a multiplicidade de conexões com os mais variados saberes. O estudo permitiu-me verificar na minha intervenção pedagógica não só que a natureza contem potencialidades para a sua exploração a nível das aprendizagens expectáveis para a idade pré-escolar, mas também que o meio desempenha um papel fundamental na aprendizagem, pois os indivíduos aprendem num clima de constante interação com o mesmo. As aprendizagens relacionam-se, pois, com a forma de encarar o mundo, na sua individualidade própria.pt_PT
dc.description.abstractThis Final Report, together with the Curriculum of PS Unit JI Supervised Practice in kindergarten, Childhood, is a study of an issue that has emerged in the field. This qualitative oriented research aims to understand the nature and context as a means to promote learning in pre-school context. To this end, I have relied on different instruments for collecting documentary evidence: photographic, daily record and still field notes. Data collected out from a heterogeneous group of 25 children in preschool age, and were analyzed in the light of theoretical frameworks and curriculum goals that were achieved in the implementation of various activities in which nature was the starting point for the joint content. Throughout this work, nature is valued as an instrument around us and that is inseparable from being, through experiences and social exchanges, working so as a web that allows multiple connections with varied knowledge. The study concludes not only that nature contains potential for exploitation in terms of expected learning for pre-school children, but also that the environment plays a key role in learning, as individuals learn in an atmosphere of constant interaction with the same . Apprenticeships are related because, with the way of seeing the world in its own individuality.pt_PT
dc.identifier.tid201648458pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6741
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectNaturezapt_PT
dc.subjectAmbientept_PT
dc.subjectAbordagem transdisciplinarpt_PT
dc.subjectEducação outdoorpt_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.subjectNaturept_PT
dc.subjectEnvironmentpt_PT
dc.subjectTrans-disciplinary approachpt_PT
dc.subjectEducation outdoor.pt_PT
dc.titleEducar com a natureza: a Influência da natureza no processo de ensino - aprendizagem na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
23726.pdf
Size:
2.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: