Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educar com a natureza: a Influência da natureza no processo de ensino - aprendizagem na educação pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
23726.pdf2.13 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final, parte integrante da Unidade Curricular de Prática de Supervisionada em jardim-de-Infância, consiste num estudo de uma problemática que emergiu em campo. Esta investigação de cariz qualitativa tem como principal objectivo entender a natureza como meio e contexto para promover aprendizagens em contexto pré-escolar. Para tal, apoiei-me em instrumentos distintos de recolha de dados: registo fotográfico, diários e ainda notas de campo. Os dados recolhidos partiram de um grupo heterogéneo de 25 crianças em idade pré-escolar, e foram analisados à luz dos referenciais teóricos e das orientações curriculares que se alcançaram na implementação de diversas atividades em o que a natureza foi o ponto de partida para a articulação de conteúdos. No decorrer deste trabalho, a natureza é valorizada enquanto instrumento que nos rodeia e que é indissociável do ser, através de vivências e trocas sociais, funcionando por isso como uma teia que permite a multiplicidade de conexões com os mais variados saberes. O estudo permitiu-me verificar na minha intervenção pedagógica não só que a natureza contem potencialidades para a sua exploração a nível das aprendizagens expectáveis para a idade pré-escolar, mas também que o meio desempenha um papel fundamental na aprendizagem, pois os indivíduos aprendem num clima de constante interação com o mesmo. As aprendizagens relacionam-se, pois, com a forma de encarar o mundo, na sua individualidade própria.
This Final Report, together with the Curriculum of PS Unit JI Supervised Practice in kindergarten, Childhood, is a study of an issue that has emerged in the field. This qualitative oriented research aims to understand the nature and context as a means to promote learning in pre-school context. To this end, I have relied on different instruments for collecting documentary evidence: photographic, daily record and still field notes. Data collected out from a heterogeneous group of 25 children in preschool age, and were analyzed in the light of theoretical frameworks and curriculum goals that were achieved in the implementation of various activities in which nature was the starting point for the joint content. Throughout this work, nature is valued as an instrument around us and that is inseparable from being, through experiences and social exchanges, working so as a web that allows multiple connections with varied knowledge. The study concludes not only that nature contains potential for exploitation in terms of expected learning for pre-school children, but also that the environment plays a key role in learning, as individuals learn in an atmosphere of constant interaction with the same . Apprenticeships are related because, with the way of seeing the world in its own individuality.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar

Keywords

Educação pré-escolar Natureza Ambiente Abordagem transdisciplinar Educação outdoor Pre-school education Nature Environment Trans-disciplinary approach Education outdoor.

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue