Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Gaguez e identidade : Uma perspectiva psicossomática

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
15312.pdf8.04 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo aborda a gaguez numa perspectiva psicossomática. Procurou-se analisar a existência de problemas de identidade nos indivíduos gagos, com especial ênfase na influência da relação mãe-criança nos primeiros tempos de vida, a linguagem, os afectos, os ritmos (corporais, relacionais e biológicos) e a organização espácio-temporal na construção da identidade. Utilizou-se como método o estudo exploratório de caso, tendo participado neste estudo dois jovens com um diagnóstico clínico de gaguez, um do sexo masculino (11 anos) e outro do sexo feminino (15 anos). Realizaram-se entrevistas com os sujeitos e uma entrevista com as mães de modo a recolher informação anamnéstica sobre os mesmos. Para perceber a dinâmica afectiva dos sujeitos e a sua capacidade de se imaginar e se identificar enquanto pessoa, utilizou-se a prova projectiva Rorschach. O teste de Piaget-Head e Prova de Ritmos foram utilizados para perceber a organização espácio-temporal dos sujeitos. Os resultados obtidos parecem revelar uma desorganização nos ritmos relacionais, corporais e biológicos dos sujeitos; fragilidades na constituição da imagem e esquema corporal que se reflectem em problemas na lateralidade; dificuldades no processo de separação-individuação na relação mãe-criança; dificuldades nas relações sociais e na expressão de afectos e uma perturbação a nível da aquisição e constituição de uma identidade própria e diferenciada.
ABSTRACT: This paper aims to analyze the speech disorder “stuttering” from the Sami-Ali psychosomatic theory perspective, specifically, the existence of identity problems in stutterers. The motherchild earlier interactions, language, affection/emotions, rhythm structures (body, relational and biological) and space-time organization were analyzed as they may influence the identity construction process. This is a study case research. There were two participants, one male (11 y.) and one female (15 y.) with a clinical diagnosis of stuttering. A psychological assessment of the subjects was conducted. This assessment was constituted by: Clinical interviews (with the participants and their mothers separately), Rorschach projective test application, to assess individuals’ affective dynamics and Piaget-Head and Mira Stamback tests to assess timespace structures organization. Results revealed the existence of disorganized relational, body and biological rhythm structures, difficulties in body image and body schemata development, limitations on the process of separation/autonomy in mother-child relationship, social skills and affect/emotions expressiveness difficulties and disorders on the acquisition and development of one’s own and differentiated identity.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

Keywords

Gaguez Identidade Psicossomática Ritmos Relação mãe-criança Stuttering Identity Psychosomatic Rhythm Mother-child interaction

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License