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O Falso self e a dependĂȘncia da internet e das redes sociais

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Rui Miguel dos Santos Amaro
dc.contributor.authorLopes, TomĂĄs Azevedo
dc.date.accessioned2019-09-10T14:42:10Z
dc.date.available2019-09-10T14:42:10Z
dc.date.issued2019-07-25
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitårio para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractA dependĂȘncia da internet, assim como as suas causas e as suas consequĂȘncias, tem sido um crescente mundo de investigação uma vez que desta advĂ©m uma consequente adicção Ă s redes sociais. O self divide-se em duas organizaçÔes, verdadeiro self e falso self. Este Ășltimo, tem como função defender o sujeito das suas fragilidades e de ameaças ao verdadeiro self. A presente investigação procurou analisar a relação entre indicadores de adicção, redes sociais e o falso self. A amostra deste estudo foi constituĂ­da por 501 participantes, dos quais 419 do sexo feminino e 82 do masculino. Utilizou-se um QuestionĂĄrio SociodemogrĂĄfico, a escala Internet Addiction Test (IAT), a escala Social Networking Time Use Scale (SONTUS), a escala The Perception of False Self (POFS) e a escala Marlow-Crowne Social Desirability Scale. Os resultados demonstraram que quanto maior for o tempo de utilização das redes sociais, maior Ă© a perceção do falso self e que quanto maior for a dependĂȘncia generalizada da internet (um indicador de adicção Ă s redes sociais), maior Ă© a perceção do falso self. Estas associaçÔes mantiveram-se significativas apĂłs controlo da desejabilidade social.pt_PT
dc.description.abstractThe internet dependency, as well as its causes and consequences have been in an increasing trend over the investigation world, since from the dependency one witnesses a consequent social network addiction. The self is divided into two organizations, the true self and the false self. The false self has the function of defending the person from their fragilities and threats to the true self. The aim of the present investigation was to analyze the relationship between indices of social network addiction and the false self. The sample in this study included 501 participants, 419 females e and 82 males. Was used one Sociodemographic Questionnaire, the Internet Addiction Test (IAT), the Social Networking Time Use Scale (SONTUS), The Perception of False Self (POFS) and the Marlow-Crowne Social Desirability Scale. The results showed that more time passed on social networks correlated with greater perception of the false self and with greater generalized addiction to internet (an indicator of addiction to social networks). These associations have remained significant after control for social desirability.pt_PT
dc.identifier.tid202274403pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7149
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFalso selfpt_PT
dc.subjectAdicção às redes sociaispt_PT
dc.subjectAdicção à internetpt_PT
dc.subjectFalse selfpt_PT
dc.subjectAddictionpt_PT
dc.subjectSocial Networing Sitespt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.titleO Falso self e a dependĂȘncia da internet e das redes sociaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

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