Publication
Práticas educativas em professores portugueses: A influência das preocupações profissionais, condições organizacionais e reconhecimento profissional
dc.contributor.author | Patrão, Ivone Alexandra Martins | |
dc.contributor.author | Rita, Joana Santos | |
dc.date.accessioned | 2012-08-03T15:03:30Z | |
dc.date.available | 2012-08-03T15:03:30Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | A pesquisa com base na evidência alerta para a importância de práticas educativas efectivas na gestão da relação com os alunos e os pais. A gestão do comportamento do aluno não começa na sala de aula, implicando um conjunto de práticas que se relacionam com o empowerment do aluno no seu percurso académico e com o aumento do bem-estar e do sucesso profissional nos professores (Hart, 2010; Simonsen, Fairbanks, Briesch, Myers & Sugai, 2008). Actualmente, num contexto de mudança no sistema educativo, discute-se um modelo de prática educativa emergente. Não obstante, nem sempre a formação dos professores acompanha todas estas mudanças e exigências (Del Carlo, Hinkhouse & Isbell, 2010; Recalde, 2009). Neste sentido, alguns estudos demonstram que o bem-estar docente pode ser um factor de influência no sucesso das aprendizagens e gestão dos comportamentos dos alunos (Carlotto, 2002; Jesus, 2005; Rita, Patrão & Sampaio, 2010; Picado & Pinto, 2011). O presente estudo teve como objectivo avaliar a relação entre as práticas educativas e o bem-estar profissional de 513 professores portugueses dos vários níveis de ensino básico e secundário. Foram utilizados o QPPE (questionário de percepção de praticas educativas, Rita & Patrão, 2010) e o CBP-R (questionário burnout professores revisto, Patrão & Rita, 2012). Os resultados indicam que os professores com práticas educativas facilitadoras são aqueles que sentem menos preocupações profissionais, maior reconhecimento pelo papel que desempenham e condições adequadas para a aprendizagem. Existem também algumas diferenças de acordo com os níveis de ensino e género. | por |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1460-1472). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/1617 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | por |
dc.subject | Práticas educativas | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Bem-estar profissional | por |
dc.title | Práticas educativas em professores portugueses: A influência das preocupações profissionais, condições organizacionais e reconhecimento profissional | por |
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