Repository logo
 
Publication

Tarefas matemáticas e desenvolvimento do conhecimento matemático no 5.º ano de escolaridade

dc.contributor.authorBispo, Regina
dc.contributor.authorRamalho, Glória
dc.contributor.authorHenriques, Nuno
dc.date.accessioned2009-12-10T18:54:49Z
dc.date.available2009-12-10T18:54:49Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractAs tarefas matemáticas providenciam o contexto no qual os estudantes aprendem matemática. Embora sejam muitos os factores que influenciam o processo de aprendizagem da matemática, as tarefas propostas aos estudantes são determinantes na medida em que actuam como “causas próximais” da aprendizagem. O nível de exigência cognitiva e a promoção do processo de matematização são características fundamentais nas tarefas propostas aos alunos. Este estudo incide sobre a análise das tarefas matemáticas propostas por professores a alunos do 5.º ano de escolaridade. Os itens foram analisados de acordo com e estrutura teórica desenvolvida no âmbito do programa PISA da OECD. Os níveis de exigência cognitiva mais elevados foram encontrados no desenvolvimento das competências matemáticas Comunicação e Pensamento e Raciocínio, sendo estes significativamente maiores que os associados às competências Argumentação, Colocação e Resolução de problemas, Modelação e Uso de auxiliares e instrumentos. A competência matemática menos trabalhada nos itens analisados é o Uso de linguagem simbólica, formal e técnica. A análise dos dados mostrou que a maioria das tarefas incluem-se no grupo das tarefas de Reprodução. Em conclusão, o estudo evidencia que a grande maioria das tarefas não usam contextos realistas e, predominantemente, conduzem os estudantes a seleccionar procedimentos e algoritmos de resolução pré-definidos. Palavras-chave: Tarefas matemáticas, ensino da matemática, competências matemáticas, níveis de exigência cognitiva.pt
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 26(1), 3-14.pt
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/50
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt
dc.titleTarefas matemáticas e desenvolvimento do conhecimento matemático no 5.º ano de escolaridadept
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt
oaire.citation.endPage14pt
oaire.citation.startPage3pt
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typearticlept

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ap_2008_ 26_003.pdf
Size:
68.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: