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Tarefas matemáticas e desenvolvimento do conhecimento matemático no 5.º ano de escolaridade
dc.contributor.author | Bispo, Regina | |
dc.contributor.author | Ramalho, Glória | |
dc.contributor.author | Henriques, Nuno | |
dc.date.accessioned | 2009-12-10T18:54:49Z | |
dc.date.available | 2009-12-10T18:54:49Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | As tarefas matemáticas providenciam o contexto no qual os estudantes aprendem matemática. Embora sejam muitos os factores que influenciam o processo de aprendizagem da matemática, as tarefas propostas aos estudantes são determinantes na medida em que actuam como “causas próximais” da aprendizagem. O nível de exigência cognitiva e a promoção do processo de matematização são características fundamentais nas tarefas propostas aos alunos. Este estudo incide sobre a análise das tarefas matemáticas propostas por professores a alunos do 5.º ano de escolaridade. Os itens foram analisados de acordo com e estrutura teórica desenvolvida no âmbito do programa PISA da OECD. Os níveis de exigência cognitiva mais elevados foram encontrados no desenvolvimento das competências matemáticas Comunicação e Pensamento e Raciocínio, sendo estes significativamente maiores que os associados às competências Argumentação, Colocação e Resolução de problemas, Modelação e Uso de auxiliares e instrumentos. A competência matemática menos trabalhada nos itens analisados é o Uso de linguagem simbólica, formal e técnica. A análise dos dados mostrou que a maioria das tarefas incluem-se no grupo das tarefas de Reprodução. Em conclusão, o estudo evidencia que a grande maioria das tarefas não usam contextos realistas e, predominantemente, conduzem os estudantes a seleccionar procedimentos e algoritmos de resolução pré-definidos. Palavras-chave: Tarefas matemáticas, ensino da matemática, competências matemáticas, níveis de exigência cognitiva. | pt |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 26(1), 3-14. | pt |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/50 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt |
dc.title | Tarefas matemáticas e desenvolvimento do conhecimento matemático no 5.º ano de escolaridade | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt |
oaire.citation.endPage | 14 | pt |
oaire.citation.startPage | 3 | pt |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | article | pt |