Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
68.47 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As tarefas matemáticas providenciam o contexto no qual os estudantes aprendem matemática. Embora sejam muitos os factores que influenciam o processo de aprendizagem da matemática, as tarefas propostas aos estudantes são determinantes na medida em que actuam como “causas próximais” da aprendizagem.
O nível de exigência cognitiva e a promoção do processo de matematização são características fundamentais nas tarefas propostas aos alunos.
Este estudo incide sobre a análise das tarefas matemáticas propostas por professores a alunos do 5.º ano de escolaridade. Os itens foram analisados de acordo com e estrutura teórica desenvolvida no âmbito do programa PISA da OECD.
Os níveis de exigência cognitiva mais elevados foram
encontrados no desenvolvimento das competências matemáticas
Comunicação e Pensamento e Raciocínio, sendo estes significativamente maiores que os associados às competências Argumentação, Colocação e Resolução de problemas, Modelação e Uso de auxiliares e instrumentos.
A competência matemática menos trabalhada nos itens analisados é o Uso de linguagem simbólica, formal e técnica.
A análise dos dados mostrou que a maioria das tarefas incluem-se no grupo das tarefas de Reprodução.
Em conclusão, o estudo evidencia que a grande maioria das tarefas não usam contextos realistas e, predominantemente, conduzem os estudantes a seleccionar procedimentos e algoritmos de resolução pré-definidos.
Palavras-chave: Tarefas matemáticas, ensino da matemática, competências matemáticas, níveis de exigência cognitiva.
Description
Keywords
Citation
Análise Psicológica, 26(1), 3-14.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada