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Associações entre as práticas parentais, os problemas emocionais, de conduta e o comportamento pró- social em crianças do 1º Ciclo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorVeríssimo, Manuela
dc.contributor.authorFlorindo, Daniela Martins
dc.date.accessioned2022-02-01T12:05:21Z
dc.date.available2022-02-01T12:05:21Z
dc.date.issued2021-12-16
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractAs práticas parentais, definidas como os comportamentos específicos através dos quais os pais desempenham os seus deveres parentais, é a construção parental que tem sido teorizada para ter o impacto mais imediato na saúde mental das crianças. Existem provas substanciais que ligam a parentalidade e os fatores de risco familiar ao desenvolvimento de graves problemas nas crianças. Estes incluem a falta de uma relação calorosa e positiva com os pais; apego inseguro; práticas disciplinares duras, inflexíveis, rígidas ou inconsistentes e supervisão inadequada. Estes fatores aumentam o risco de as crianças desenvolverem grandes problemas comportamentais e emocionais, incluindo problemas de conduta, comportamento antissocial e desenvolvimento de comportamentos desviantes. Em oposição se uma família manifesta processos familiares positivos, nomeadamente relações familiares coesas, comunicações e interações positivas, e apoio mútuo entre os membros, as crianças podem apresentar resultados positivos de desenvolvimento bem como de comportamento pró-social. O estudo tem como objetivos analisar possíveis associações significativas entre a Restritividade, Afetuosidade, Problemas Emocionais, Problemas de Conduta e, Comportamento Pró-social e verificar possíveis diferenças significativas ao nível das diferentes variáveis em estudo entre o género masculino vs. feminino. A amostra foi constituída por 162 mães de crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos. Os instrumentos utilizados foram o Child-Rearing Practices Report (CRPR) e o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os resultados revelaram associações significativas entre as variáveis: Afetuosidade correlacionada negativamente com os Problemas de Conduta; Restritividade associada positivamente com os Problemas Emocionais e de Conduta das Crianças; os Problemas de Conduta e os Problemas Emocionais associados positivamente e por fim uma associação negativa entre os Problemas de Conduta e o Comportamento Pró-social. Relativamente ao segundo objetivo verificaram-se diferenças significativas entre a Afetuosidade e o género feminino e as raparigas apresentam maiores resultados de comportamentos pró-sociais.pt_PT
dc.description.abstractParenting practices, defined as the specific behaviors by which parents carry out their parental duties, is the parenting construct that has been theorized to have the most immediate impact on children's mental health. There is substantial evidence linking parenting and family risk factors to the development of serious problems in children. These include lack of a warm, positive relationship with parents; insecure attachment; harsh, inflexible, rigid or inconsistent disciplinary practices; and inadequate supervision. These factors increase the risk of children developing major behavioral and emotional problems, including conduct problems, antisocial behavior, and the development of deviant behavior. In opposition if a family manifests positive family processes, namely cohesive family relationships, positive communications and interactions, and mutual support among members, children may show positive developmental outcomes as well as prosocial behavior. The study aims to analyze possible significant associations between restrictiveness, nurturance, emotional problems, conduct problems, and prosocial behavior, and to verify possible significant differences in the different variables under study between males vs. females. The sample consisted of 162 mothers of children between 7 and 10 years old. The instruments used were the Child-Rearing Practices Report (CRPR) and the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). The results revealed significant associations between the variables: Nurturance negatively correlated with Conduct Problems; Restrictiveness positively associated with Children's Emotional and Conduct Problems; Conduct Problems and Emotional Problems positively associated and finally a negative association between Conduct Problems and Prosocial Behavior. Regarding the second objective, significant differences were found between affectivity and the female gender, and girls show higher results in prosocial behavior.pt_PT
dc.identifier.tid202884490pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8477
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPráticas parentaispt_PT
dc.subjectAfetuosidadept_PT
dc.subjectRestritividadept_PT
dc.subjectMãespt_PT
dc.subjectProblemas emocionaispt_PT
dc.subjectProblemas de condutapt_PT
dc.subjectComportamento pró-socialpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectSaúde mental infantilpt_PT
dc.subjectParenting practicespt_PT
dc.subjectNurturancept_PT
dc.subjectRestrictivenesspt_PT
dc.subjectMotherspt_PT
dc.subjectEmotional problemspt_PT
dc.subjectConduct problemspt_PT
dc.subjectProsocial behaviourpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectChild mental healthpt_PT
dc.titleAssociações entre as práticas parentais, os problemas emocionais, de conduta e o comportamento pró- social em crianças do 1º Ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

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