Repository logo
 
Publication

O papel das escolas em caso de maus-tratos intrafamiliares contra crianças

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Telma Sofia de Sousa
dc.contributor.authorSantos, Margarida de Brito Barbosa dos
dc.date.accessioned2022-11-18T12:31:37Z
dc.date.available2022-11-18T12:31:37Z
dc.date.issued2022-10-06
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação teve como principal objetivo compreender a perceção dos funcionários das escolas acerca do fenómeno dos maus-tratos infantis que ocorrem em contexto intrafamiliar e, em conjunto com a escola, que resposta conseguem dar nestas situações. Na investigação participaram 31 funcionários de escolas do Distrito de Lisboa. Os participantes são maioritariamente do género feminino e têm idades compreendidas entre os 24 e os 60 anos. Para a concretização do estudo empírico recorremos a uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, a análise de conteúdo simples, cujos pressupostos subjacentes orientaram todo o processo de recolha, análise e tratamento de dados. No que diz respeito à recolha de dados, a Entrevista Qualitativa foi o método que se revelou mais adequado quer aos objetivos do estudo, quer à metodologia adotada, e teve por base um guião de entrevista semiestruturado, construído no âmbito da presente investigação, no qual constam os temas gerais e os tópicos específicos a abordar. Da investigação resultou a confirmação de que a resposta das escolas enquanto estrutura e a capacidade de resposta dos funcionários que trabalham diretamente com as crianças não é suficiente, sendo necessário abordar o tema de uma maneira mais consistente e diária nas escolas, integrando toda a comunidade escolar, isto é, pais, alunos e todos os funcionários da escola. Por fim, procedemos à discussão dos resultados obtidos, refletindo sobre as suas implicações, consequências na vida das crianças e jovens sugerindo possíveis alterações e novas estratégias para aplicar nas escolas.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation was to understand the perception of school employees about the phenomenon of child abuse that occurs in an intra-family context and, together with the school, what response they can give in these situations. The participants were thirty-one employees from schools in the District of Lisbon aged between 24 and 60 years, most of which were female. In order to carry out the empirical study, we used a qualitative research methodology, simple content analysis, whose underlying assumptions guided the entire process of data collection, analysis and processing. With regard to data collection, the Qualitative Interview was the method that proved to be most suitable for both the objectives of the study and the methodology adopted, and was based on a semi-structured interview guide, built within the scope of the present investigation, which contains general themes and specific topics to be addressed. The investigation resulted in confirmation that the response of schools as a structure and the response capacity of employees who work directly with children is not enough, and it is necessary to address the issue in a more consistent and daily way in schools for the entire school community, that is, is, whether for parents, students, and all school staff. Finally, we proceed to the discussion of the results obtained, reflecting on their implications, consequences in the lives of children and young people, suggesting possible changes and new strategies to apply in schools.pt_PT
dc.identifier.tid203084926pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8811
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectMaus-tratos infantispt_PT
dc.subjectViolência intrafamiliarpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectChild abusept_PT
dc.subjectIntrafamily violencept_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.titleO papel das escolas em caso de maus-tratos intrafamiliares contra criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
20860.pdf
Size:
456.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: