Publication
A relação socioeducativa no binómio escola/pais (estudo de caso).
dc.contributor.author | Silva, Carlos Manuel Valentin da | |
dc.date.accessioned | 2017-04-07T13:44:18Z | |
dc.date.available | 2017-04-07T13:44:18Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | O propósito deste nosso trabalho é identificar de que forma o relacionamento entre os pais e a escola poderá afetar a qualidade do ensino/educação perante os alunos. Mais especificamente, pretendemos identificar os fatores – chaves ou características que permitam a promoção da eficácia educativa quando se verifique a aplicação de estratégias de relacionamentos dinâmicos entre o binómio pais/escola, com enfoque nessas mesmas práticas dinâmicas de relacionamento grupal de intervenção que constitui objeto de observação no presente estudo. Pretendemos assim, verificar qual a diferença existente entre a utilização ou a sua ausência, de estratégias de comunicação como medida conducente à obtenção de níveis educativos de excelência e quais os fatores que promovem estas características em termos organizacionais. O quadro teórico conceptual foi baseado na área da Educação e sua respetiva representação social em contexto colaborativo proporcionando um quadro interativo não vinculativo de troca de experiências dinâmicas e de interação social concertada. A amostra do nosso estudo foi selecionada a partir do universo de uma população que integra as Escolas do Ensino Básico e do Ensino Secundário, com Jardim de Infância do Concelho de Alcochete, Distrito de Setúbal. Como objeto de estudo, os instrumentos aplicados para recolha de dados e sua posterior análise e tratamento final, foram desenhados para uma abordagem metodológica qualitativa que integra o âmbito exploratório do estudo de caso, e centram-se em entrevistas, análise documental e também a utilização da metodologia de observação não participante, por forma a contrastar as fontes e deste modo prevenir a formação de nevoeiro informacional onde os elementos principais deste conjunto é formado pelo território educativo, por famílias, alunos, professores e escolas | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.134-144). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5375 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Pais | pt_PT |
dc.subject | Relações | pt_PT |
dc.subject | Sociedade | pt_PT |
dc.title | A relação socioeducativa no binómio escola/pais (estudo de caso). | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 366 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 355 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1