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A relação socioeducativa no binómio escola/pais (estudo de caso).

dc.contributor.authorSilva, Carlos Manuel Valentin da
dc.date.accessioned2017-04-07T13:44:18Z
dc.date.available2017-04-07T13:44:18Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO propósito deste nosso trabalho é identificar de que forma o relacionamento entre os pais e a escola poderá afetar a qualidade do ensino/educação perante os alunos. Mais especificamente, pretendemos identificar os fatores – chaves ou características que permitam a promoção da eficácia educativa quando se verifique a aplicação de estratégias de relacionamentos dinâmicos entre o binómio pais/escola, com enfoque nessas mesmas práticas dinâmicas de relacionamento grupal de intervenção que constitui objeto de observação no presente estudo. Pretendemos assim, verificar qual a diferença existente entre a utilização ou a sua ausência, de estratégias de comunicação como medida conducente à obtenção de níveis educativos de excelência e quais os fatores que promovem estas características em termos organizacionais. O quadro teórico conceptual foi baseado na área da Educação e sua respetiva representação social em contexto colaborativo proporcionando um quadro interativo não vinculativo de troca de experiências dinâmicas e de interação social concertada. A amostra do nosso estudo foi selecionada a partir do universo de uma população que integra as Escolas do Ensino Básico e do Ensino Secundário, com Jardim de Infância do Concelho de Alcochete, Distrito de Setúbal. Como objeto de estudo, os instrumentos aplicados para recolha de dados e sua posterior análise e tratamento final, foram desenhados para uma abordagem metodológica qualitativa que integra o âmbito exploratório do estudo de caso, e centram-se em entrevistas, análise documental e também a utilização da metodologia de observação não participante, por forma a contrastar as fontes e deste modo prevenir a formação de nevoeiro informacional onde os elementos principais deste conjunto é formado pelo território educativo, por famílias, alunos, professores e escolaspt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.134-144). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5375
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectRelaçõespt_PT
dc.subjectSociedadept_PT
dc.titleA relação socioeducativa no binómio escola/pais (estudo de caso).pt_PT
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oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage366pt_PT
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