Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
280.46 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O propósito deste nosso trabalho é identificar de que forma o relacionamento entre os pais e a
escola poderá afetar a qualidade do ensino/educação perante os alunos. Mais especificamente,
pretendemos identificar os fatores – chaves ou características que permitam a promoção da eficácia
educativa quando se verifique a aplicação de estratégias de relacionamentos dinâmicos entre o binómio
pais/escola, com enfoque nessas mesmas práticas dinâmicas de relacionamento grupal de intervenção que
constitui objeto de observação no presente estudo. Pretendemos assim, verificar qual a diferença existente
entre a utilização ou a sua ausência, de estratégias de comunicação como medida conducente à obtenção
de níveis educativos de excelência e quais os fatores que promovem estas características em termos
organizacionais. O quadro teórico conceptual foi baseado na área da Educação e sua respetiva
representação social em contexto colaborativo proporcionando um quadro interativo não vinculativo de
troca de experiências dinâmicas e de interação social concertada. A amostra do nosso estudo foi
selecionada a partir do universo de uma população que integra as Escolas do Ensino Básico e do Ensino
Secundário, com Jardim de Infância do Concelho de Alcochete, Distrito de Setúbal. Como objeto de
estudo, os instrumentos aplicados para recolha de dados e sua posterior análise e tratamento final, foram
desenhados para uma abordagem metodológica qualitativa que integra o âmbito exploratório do estudo de
caso, e centram-se em entrevistas, análise documental e também a utilização da metodologia de
observação não participante, por forma a contrastar as fontes e deste modo prevenir a formação de
nevoeiro informacional onde os elementos principais deste conjunto é formado pelo território educativo,
por famílias, alunos, professores e escolas
Description
Keywords
Desenvolvimento Educação Escola Pais Relações Sociedade
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.134-144). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário