Repository logo
 
Publication

Aprender vivendo: as experiências de vida no desenvolvimento e na aprendizagem

dc.contributor.authorMatta, Isabel
dc.date.accessioned2010-04-21T11:36:30Z
dc.date.available2010-04-21T11:36:30Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractAs perspectivas actuais da Psicologia representam um progresso significativo nas relações entre factores sócio-culturais e cognição. Se está mais ou menos assente que estes factores são inseparáveis, a explicação das suas intersecções tem variado segundo diferentes autores. A maioria dos estudos tem oscilado entre o estudo das práticas sociais e a mente da criança. Preocupamo- -nos em estudar a criança num mundo sócio-cultural, agindo e percebendo, tornando-se um participante competente em acontecimentos sócio-culturais, e as consequências cognitivas dessa participação. O foco é a criança com uma visão emergente da realidade e os meios que emprega para interpretar e (re)construir essa realidade. Defendemos a ideia de que os modos de representação esquemática de experiências de vida proporcionam uma estrutura que permite a comunicação e compreensão mútua (actividade social), mas também são instrumentos mediadores da actividade cognitiva. Neste processo, necessariamente associados aos progressos na linguagem, a narrativa assume um papel preponderante. Começando como organizador da comunicação e da experiência vívida com a necessidade de a narrar para um outro, depressa se revela como organizador cognitivo. A reflexão teórica é apoiada em dados de investigações empíricas que temos vindo a desenvolver. *****ABSTRACT***** Current perspectives in Psychology present significant progress in terms of the theorisation of the relations between socio-cultural factors and cognition. The idea that these factors are inseparable is widely agreed upon, but the ways in which their intersections are explained has varied among authors. Most studies have oscillated between the study of social practices and the mind of the child. We are concerned with studying the child in a socio-cultural world, acting and understanding, becoming a competent participant in socio-cultural events, and the cognitive consequences of this participation. The focus is on the child with an emerging vision of reality and the means (s)he uses to interpret and (re)construct that reality. We argue that the modes of schematic representation of life experiences provide a structure that enables communication and mutual understanding (social activity), and are also mediating instruments of cognitive activity. In this process, necessarily associated with language processes, narrative plays a central role. Starting as an organiser of the communication of lived experience, it quickly becomes a cognitive organiser. The theoretical discussion will be supported by data from empirical studies which we have undertaken.pt
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 22(1), 73-80.pt
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/202
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt
dc.subjectDesenvolvimento do pensamentopt
dc.subjectRepresentações mentais de acontecimentospt
dc.subjectDesenvolvimento da narrativapt
dc.subjectCognitive developmentpt
dc.subjectGeneral event representationspt
dc.subjectDevelopment of narrativept
dc.titleAprender vivendo: as experiências de vida no desenvolvimento e na aprendizagempt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt
oaire.citation.endPage80pt
oaire.citation.startPage73pt
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typearticlept

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP 22(1) 73-80.pdf
Size:
40.79 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: