Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação constitui-se como um exercício de Psicanálise Aplicada, sendo
objecto do nosso estudo a análise e interpretação das obras clássicas de Pollock (1912/1956),
pintor inserido na corrente do expressionismo abstracto.
Partimos de um paradigma interpretativo psicanalítico visando inferir as forças e
dialécticas subjacentes à Arte Labiríntica e Poética do Caos, desvelando indirectamente as
dinâmicas internas do autor.
Tendo por base a revisão de literatura e as teorias psicanalíticas, propomos uma leitura
das obras sob o prisma da Arte e da Criatividade, salientando a análise dos processos de
sublimação, reparação e a oscilação entre a dispersão e a integração, processo cuja síntese é o
caos ordenado. Debruçamo-nos sobre o conceito de Caos e nos processos transformacionais,
terapêuticos da criação pela Arte, da pintura/tela enquanto espaço potencial contentor de
elaboração do material psíquico inconsciente.
O objectivo deste ensaio prende-se com o estudo dos conceitos e problemáticas acima
referidos, interligados e emparelhados numa leitura/análise interpretativa aprofundada pela via
(inter)subjectiva – uma hermenêutica do sentido e significado – das obras/séries denominadas
drip paintings (1947/1950) produzidas no auge das suas capacidades artísticas e criativas. ------ ABSTRACT ------ This dissertation constitutes an exercise of Applied Psychoanalysis, were the object of
our study is the analysis and interpretation of abstract expressionist artist Jackson Pollock’s
(1912/1956) major works.
We start from an interpretative analytical paradigm aiming to infer the forces and
dialecticals behind the Labyrinth Art and Poetry of Chaos, indirectly revealing the internal
dynamics of the author.
Based on the literature review and psychoanalytic theories, we propose a reading of the
works through the standpoint of Art and Creativity, stressing the analysis of the processes of
sublimation, repair and oscillation between dispersion and integration, in synthesis, ordered
chaos. We address the concept of Chaos and transformational processes, therapeutic in creating
through Art, where the painting/canvas is a potential holding space for unconscious psychic
material.
The purpose of this essay lies in the study of the above mentioned concepts and issues,
paired and interconnected in a (inter)subjective interpretive analysis. - a hermeneutics of
meaning and significance - of the works / series called drip paintings (1947/1950) produced at
the height of Pollock’s artistic and creative abilities.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Clínica
Keywords
Pollock Sublimação Reparação Caos Psicanálise Pollock Sublimation Reparation Caos Psychoanalysis