Repository logo
 
Publication

Leitura e escrita no 1ยบ ano de escolaridade

dc.contributor.authorPerrolas, Maria Paula de Carvalho Rodrigues
dc.date.accessioned2011-08-17T14:21:29Z
dc.date.available2011-08-17T14:21:29Z
dc.date.issued1996
dc.descriptionDissertaรงรฃo de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractNeste trabalho procurรกmos investigar as diferenรงas quantitativas (nรญvel de sucesso) e qualitativas (tipo de erros) entre a leitura e a escrita. Trabalhamos com uma turma de crianรงas do 1o ano de escolaridade, que leram e escreveram individualmente (em tempos diferentes) dez palavras de cada estrutura: CV, VCV, Ditongos e CC. Verificamos que a estrutura das palavras tem influรชncia nos resultados, tanto quantitativamente, como qualitativamente, quer para a leitura como para a escrita. Observamos que existe uma superioridade no sucesso de leitura comparada com a escrita, mas que a discrepรขncia entre ler e escrever ocorre em ambos os sentidos, jรก que houve palavras que algumas crianรงas conseguiram ler e nรฃo escrever, apontando para uma independรชncia entre os mecanismos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita. As crianรงas nรฃo cometeram o mesmo tipo de erros na leitura e na escrita da mesma palavra, demonstrando que as ambiguidades da leitura nรฃo coincidem com as da escrita. Observamos diferenรงas no tipo de erros efectuados pelos leitores/escritores mais e menos eficazes.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/792
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.titleLeitura e escrita no 1ยบ ano de escolaridadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM PERR1.pdf
Size:
5.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: