Publication
Leitura e escrita no 1ยบ ano de escolaridade
dc.contributor.author | Perrolas, Maria Paula de Carvalho Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2011-08-17T14:21:29Z | |
dc.date.available | 2011-08-17T14:21:29Z | |
dc.date.issued | 1996 | |
dc.description | Dissertaรงรฃo de Mestrado em Psicologia Educacional | por |
dc.description.abstract | Neste trabalho procurรกmos investigar as diferenรงas quantitativas (nรญvel de sucesso) e qualitativas (tipo de erros) entre a leitura e a escrita. Trabalhamos com uma turma de crianรงas do 1o ano de escolaridade, que leram e escreveram individualmente (em tempos diferentes) dez palavras de cada estrutura: CV, VCV, Ditongos e CC. Verificamos que a estrutura das palavras tem influรชncia nos resultados, tanto quantitativamente, como qualitativamente, quer para a leitura como para a escrita. Observamos que existe uma superioridade no sucesso de leitura comparada com a escrita, mas que a discrepรขncia entre ler e escrever ocorre em ambos os sentidos, jรก que houve palavras que algumas crianรงas conseguiram ler e nรฃo escrever, apontando para uma independรชncia entre os mecanismos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita. As crianรงas nรฃo cometeram o mesmo tipo de erros na leitura e na escrita da mesma palavra, demonstrando que as ambiguidades da leitura nรฃo coincidem com as da escrita. Observamos diferenรงas no tipo de erros efectuados pelos leitores/escritores mais e menos eficazes. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/792 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.title | Leitura e escrita no 1ยบ ano de escolaridade | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |