Publication
Outdoor training como metodologia para melhorar a inteligência emocional de crianças e jovens.
dc.contributor.author | Santos, Mario Alberto | |
dc.date.accessioned | 2017-05-17T18:52:47Z | |
dc.date.available | 2017-05-17T18:52:47Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Atravessamos uma época cuja conjuntura económico-social exige cada vez mais indivíduos talentosos preparados para os atuais desafios. A necessidade de melhorar os níveis das competências emocionais e sociais das crianças e dos jovens é uma exigência da sociedade moderna, preparando-os para enfrentarem os desafios dos atuais mercados de trabalho. O motivo do nosso estudo é inseri-lo no contexto das investigações que têm sido realizadas, que visam potenciar o trabalho das competências emocionais e sociais nas crianças e adolescentes. Para tal, efetuámos a nossa análise com crianças entre os 11 e os 13 anos. O nosso intuito é criar uma ferramenta para trabalhar as referidas competências e potenciar a inteligência emocional da nossa “população”. Numa altura em que diariamente se fala dos problemas sociais e cognitivos nestas idades, os quais acontecem porque crianças e adolescentes não estão dotados de competências como a intra e inter-relação, motivação, gestão do stresse, resiliência, comunicação, responsabilidade social, adaptabilidade, liderança, e outras mais, que lhes permitiria ter outro tipo de maturidade, e melhores resultados nos desafios com que lidam no seu dia-a-dia. Para a elaboração do nosso trabalho, socorremo-nos das teorias de grandes investigadores da área da Inteligência Emocional como Mayer, Salovey, Caruso, Gardener, Martin, Goleman e, essencialmente, Bar-on, aplicando-as a um programa educativo elaborado por nós que tem como base a metodologia de formação Outdoor Training, e como tema o futebol. Escolhemos a metodologia Outdoor Training para trabalhar as competências emocionais e sociais devido aos bons resultados registados por algumas investigações: Reinoso (2009) ao aplicá-la a empresários, Molina (2011) ao apropriá-la a alunos universitários e pelo trabalho desenvolvido pela Outward Bound para trabalhar as mesmas competências com crianças. Empregamos esta metodologia à temática futebol porque é um desporto de massas, que atrai e motiva crianças em todo o mundo, independentemente das idades, etnias ou condição social, propiciado pela sua simplicidade normativa e instrumental. Desta forma, a partir das escolas de futebol temos espaços privilegiados para podermos `criar´ possíveis talentos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (1382-1396). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5469 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Outdoor training como metodologia para melhorar a inteligência emocional de crianças e jovens. | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1396 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1382 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |