Repository logo
 
Publication

Outdoor training como metodologia para melhorar a inteligência emocional de crianças e jovens.

dc.contributor.authorSantos, Mario Alberto
dc.date.accessioned2017-05-17T18:52:47Z
dc.date.available2017-05-17T18:52:47Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractAtravessamos uma época cuja conjuntura económico-social exige cada vez mais indivíduos talentosos preparados para os atuais desafios. A necessidade de melhorar os níveis das competências emocionais e sociais das crianças e dos jovens é uma exigência da sociedade moderna, preparando-os para enfrentarem os desafios dos atuais mercados de trabalho. O motivo do nosso estudo é inseri-lo no contexto das investigações que têm sido realizadas, que visam potenciar o trabalho das competências emocionais e sociais nas crianças e adolescentes. Para tal, efetuámos a nossa análise com crianças entre os 11 e os 13 anos. O nosso intuito é criar uma ferramenta para trabalhar as referidas competências e potenciar a inteligência emocional da nossa “população”. Numa altura em que diariamente se fala dos problemas sociais e cognitivos nestas idades, os quais acontecem porque crianças e adolescentes não estão dotados de competências como a intra e inter-relação, motivação, gestão do stresse, resiliência, comunicação, responsabilidade social, adaptabilidade, liderança, e outras mais, que lhes permitiria ter outro tipo de maturidade, e melhores resultados nos desafios com que lidam no seu dia-a-dia. Para a elaboração do nosso trabalho, socorremo-nos das teorias de grandes investigadores da área da Inteligência Emocional como Mayer, Salovey, Caruso, Gardener, Martin, Goleman e, essencialmente, Bar-on, aplicando-as a um programa educativo elaborado por nós que tem como base a metodologia de formação Outdoor Training, e como tema o futebol. Escolhemos a metodologia Outdoor Training para trabalhar as competências emocionais e sociais devido aos bons resultados registados por algumas investigações: Reinoso (2009) ao aplicá-la a empresários, Molina (2011) ao apropriá-la a alunos universitários e pelo trabalho desenvolvido pela Outward Bound para trabalhar as mesmas competências com crianças. Empregamos esta metodologia à temática futebol porque é um desporto de massas, que atrai e motiva crianças em todo o mundo, independentemente das idades, etnias ou condição social, propiciado pela sua simplicidade normativa e instrumental. Desta forma, a partir das escolas de futebol temos espaços privilegiados para podermos `criar´ possíveis talentos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (1382-1396). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5469
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.titleOutdoor training como metodologia para melhorar a inteligência emocional de crianças e jovens.pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1396pt_PT
oaire.citation.startPage1382pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_1382-1396.pdf
Size:
225.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: