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Authors
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Abstract(s)
Atravessamos uma época cuja conjuntura económico-social exige cada vez mais
indivíduos talentosos preparados para os atuais desafios. A necessidade de melhorar os níveis das
competências emocionais e sociais das crianças e dos jovens é uma exigência da sociedade
moderna, preparando-os para enfrentarem os desafios dos atuais mercados de trabalho. O motivo
do nosso estudo é inseri-lo no contexto das investigações que têm sido realizadas, que visam
potenciar o trabalho das competências emocionais e sociais nas crianças e adolescentes. Para tal,
efetuámos a nossa análise com crianças entre os 11 e os 13 anos. O nosso intuito é criar uma
ferramenta para trabalhar as referidas competências e potenciar a inteligência emocional da nossa
“população”. Numa altura em que diariamente se fala dos problemas sociais e cognitivos nestas
idades, os quais acontecem porque crianças e adolescentes não estão dotados de competências
como a intra e inter-relação, motivação, gestão do stresse, resiliência, comunicação,
responsabilidade social, adaptabilidade, liderança, e outras mais, que lhes permitiria ter outro tipo
de maturidade, e melhores resultados nos desafios com que lidam no seu dia-a-dia. Para a
elaboração do nosso trabalho, socorremo-nos das teorias de grandes investigadores da área da
Inteligência Emocional como Mayer, Salovey, Caruso, Gardener, Martin, Goleman e,
essencialmente, Bar-on, aplicando-as a um programa educativo elaborado por nós que tem como
base a metodologia de formação Outdoor Training, e como tema o futebol. Escolhemos a
metodologia Outdoor Training para trabalhar as competências emocionais e sociais devido aos
bons resultados registados por algumas investigações: Reinoso (2009) ao aplicá-la a empresários,
Molina (2011) ao apropriá-la a alunos universitários e pelo trabalho desenvolvido pela Outward
Bound para trabalhar as mesmas competências com crianças. Empregamos esta metodologia à
temática futebol porque é um desporto de massas, que atrai e motiva crianças em todo o mundo,
independentemente das idades, etnias ou condição social, propiciado pela sua simplicidade
normativa e instrumental. Desta forma, a partir das escolas de futebol temos espaços privilegiados
para podermos `criar´ possíveis talentos.
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Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (1382-1396). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
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ISPA - Instituto Universitário