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Inteligência emocional, percepções de liderança e desempenho: Algo a acrescentar?

dc.contributor.authorMauthner, Elsa Elisabete Runa de
dc.date.accessioned2011-07-26T18:29:12Z
dc.date.available2011-07-26T18:29:12Z
dc.date.issued2006
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comportamento Organizacionalpor
dc.description.abstractA IE (inteligência emocional) pode ser definida como a capacidade de utilizar a razão para compreender as emoções e realçar o pensamento. A IE inclui a aptidão de percepcionar as emoções própria e alheias, de lhes aceder, gerar, compreender e regular (Mayer & Salovey, 2004). O indivíduo dotado de IE apresenta competências que lhe permitem realizar uma boa leitura das situações bem como dos comportamentos próprios e alheios. Em contexto organizacional a IE tem sido apontada como uma competência importante na medida em que vários autores têm relacionado esta variável com o desempenho a nível individual (e.g. Dawn & Sojka, 2003) e colectivo (e.g. Goleman, 1997; Goleman et al. 2002). O construto da IE foi estudado em diversos domínios, existindo inúmeros estudos sobre IE e liderança tendo Goleman (1998) demonstrado o importante papel deste construto na eficácia da liderança. Sosik e Megerian (1999) propuseram quatro características (consideração individualizada, motivação, estimulação intelectual e influência idealizada) dos líderes transformacionais que se sobrepõem consideravelmente com comportamentos de indivíduos dotados de níveis elevados de IE. Foram recolhidos dados do nível de IE e percepção de liderança de 752 vendedores imobiliários e avaliações de desempenho contextuai e de resultados dos respectivos supervisores tendo-se obtido 640 díades. Explorou-se neste estudo a relação entre IE dos subordinados e a percepção dos mesmos de liderança transformacional. Avaliou-se ainda a relação entre IE, LT e desempenho (intra e extra papel) e a relação entre os dois tipos de desempenho. Os resultados indicam que a liderança se relaciona com o nível de IE e que o DC influencia o DR não tendo sido possível confirmar outras hipóteses. Considerações e implicações dos resultados são discutidas ao longo do trabalho.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/678
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectInteligência emocionalpor
dc.subjectComportamento organizacionalpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectInstrumentospor
dc.subjectOrganizaçõespor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEmotional intelligencepor
dc.subjectOrganizational behaviourpor
dc.subjectEvaluationpor
dc.subjectLeadershippor
dc.subjectInstrumentspor
dc.subjectOrganizationpor
dc.subjectEmotionspor
dc.subjectManagementpor
dc.titleInteligência emocional, percepções de liderança e desempenho: Algo a acrescentar?por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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