Repository logo
 
Publication

Autorregulação da aprendizagem e perceção de autoeficácia em matemática em alunos do 2.º e 3.º ciclo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorMata, Lourdes
dc.contributor.authorAntunes, Érica Alexandra Lopes
dc.date.accessioned2025-02-13T20:23:08Z
dc.date.available2025-02-13T20:23:08Z
dc.date.issued2024-12
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Psicologia da Educação.
dc.description.abstractA presente tese de mestrado teve como principal objetivo investigar a relação entre a autorregulação da aprendizagem e a autoeficácia académica na disciplina de Matemática, e como estas variáveis influenciam o desempenho escolar de alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico. O estudo foi realizado com uma amostra de 294 alunos, com idades compreendidas entre os 10 e 17 anos. Utilizando um questionário estruturado para avaliar as dimensões da autorregulação (cognitiva/metacognitiva, comportamental e motivacional) e a autoeficácia académica em matemática. As hipóteses formuladas para este estudo incluíram a expectativa de que os alunos do 3.º ciclo exibissem, em média, maiores níveis de autorregulação e de autoeficácia. As hipóteses também defendiam que um maior nível de autoeficácia estaria associado ao uso mais frequente de estratégias de autorregulação. Os resultados alcançados indicaram uma correlação positiva entre a autorregulação da aprendizagem e a autoeficácia académica. Estes resultados sugerem que alunos mais autorregulados tendem a ter uma perceção de autoeficácia mais elevada.por
dc.description.abstractSelf-regulation, Self-efficacy, Mathematics, Learning strategies.por
dc.identifier.citationAntunes, E. A. L. (2024). Autorregulação da aprendizagem e perceção de autoeficácia em matemática em alunos do 2.º e 3.º ciclo. [Dissertação de Mestrado - Ispa - Instituto Superior]
dc.identifier.tid203805224
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/13401
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectAutorregulação
dc.subjectAutoeficácia
dc.subjectMatemática
dc.subjectEstratégias de aprendizagem
dc.subjectSelf -regulation
dc.subjectSelf-efficacy
dc.subjectMathematics
dc.subjectLearnig strategies
dc.titleAutorregulação da aprendizagem e perceção de autoeficácia em matemática em alunos do 2.º e 3.º ciclopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacional

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
26632_Erica_Antunes_dissertação.pdf
Size:
995.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: