Repository logo
 
Publication

Como implementar atividades interdisciplinares de abordagem STEAM num contexto de ensino tradicional?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorRebelo, Isabel do Carmo Pinto Basto Montanha
dc.date.accessioned2025-01-28T19:39:11Z
dc.date.available2025-01-28T19:39:11Z
dc.date.issued2024-12-04
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico,pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Esta investigação teve como base a observação e participação na dinâmica de uma turma de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tivemos como objetivo implementar atividades interdisciplinares com abordagem STEAM, abordagem que engloba áreas como as ciências, a tecnologia, a engenharia, as artes e a matemática. A metodologia do estudo foi de natureza qualitativa, utilizando a observação participante e registos das sequências de atividades de abordagem STEAM como instrumentos de investigação. Através destas atividades mostrámos como é possível planificar e implementar atividades interdisciplinares de abordagem STEAM e de que forma os alunos reagiram e participaram nas atividades propostas e o que consideram ter aprendido com essas atividades. Concluímos que o desenvolvimento destas atividades foram uma mais valia para o desenvolvimento e aprendizagem destas crianças, incentivandoas a ser mais curiosas e a querer saber mais sobre o mundo que as rodeiapt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The current report was conceived within the scope of the master’s degree in Pre School and Primary Education, in the curricular unit of Supervised Teaching Practice. The investigation started with observation and participation in the daily dynamic of a second-year classroom of Primary Education. The goal of this study was to implement interdisciplinary activities with a STEAM education approach, which embraces areas such as science, technology, engineering, arts, and mathematics. The methodology applied in the study was qualitative, having chosen a participant observation and having registers of the STEAM approached activity sequence as instruments for this study. Throughout these activities, we managed to show how possible it is to plan and implement STEAM education activities and to show how the students react and participate in those proposed activities, as well as to understand what they think they have learned from the activities. We concluded that the development of the activities added value to the development and education of these children, encouraging them to be more curious and to know more about the world around them.pt_PT
dc.identifier.tid203798538pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/10300
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEducação STEAMpt_PT
dc.subjectAtividades práticaspt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectSTEAM educationpt_PT
dc.subjectPractical activitiespt_PT
dc.subjectInterdisciplinaritypt_PT
dc.titleComo implementar atividades interdisciplinares de abordagem STEAM num contexto de ensino tradicional?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
28456_Isabel_Rebelo_dissertação.pdf
Size:
8.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: