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Advisor(s)
Abstract(s)
A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de
técnicas),mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e
de(re)construção permanente de uma identidade pessoal (Nóvoa). As discussões aqui
apresentadas tem como base a referência anterior, pois tratamos da necessidade de se repensar a
formação docente, considerando a necessidade de que ela venha a ser permanente, contínua,
reflexiva e cooperativa. A partir do auto-reconhecimento, ciente do movimento interativo que faz
diariamente, o sujeito professor tem oportunidade de refletir sobre a sua prática, com sinalização
para as suas potencialidades. Tem-se, então, como objetivo neste texto discutir a possibilidade de
transformação da prática docente, a partir da (trans)formação pessoal do sujeito
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 418-431). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior
