| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 130.36 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo procura definir o fenómeno da “primação afectiva” (affective priming) discutindo a sua interpretação como sendo a de um fenómeno afectivo vs. um fenómeno cognitivo. Para tal são apresentados dois breves estudos que utilizam como estímulo-primo (prime) afectivo uma happy-face. O primeiro estudo demonstra a capacidade deste estímulo activar o fenómeno de primação afectiva. O segundo demonstra a sua capacidade de induzir nos participantes um estado de espírito positivo. A interpretação e discussão dos resultados é enquadrada na perspectiva teórica oferecida por Niendenthal e seus colaboradores, que sugere que a representação mental de um conceito tende a activar o afecto que lhe está associado.
Description
Keywords
Primação afectiva Primação cognitiva
Pedagogical Context
Citation
Análise Psicológica, 23(4), 437-447.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
