Repository logo
 
Publication

Literacia - O papel da família na sua apreensão

dc.contributor.authorMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
dc.date.accessioned2017-10-21T11:56:06Z
dc.date.available2017-10-21T11:56:06Z
dc.date.issued1999
dc.description.abstractAs abordagens mais recentes sobre o processo de apreensão da linguagem escrita, por parte das crianças, enfatizam largamente a sua precocidade. Considera-se assim que este processo, não vai começar quando se inicia o ensino formal, nem quando já se começa a dominar a técnica e a mecânica da leitura e escrita, mas muito mais cedo quando se começam a proporcionar, no dia-a-dia os primeiros contactos com o escrito. Assim, enquanto processo social, iniciando-se muito cedo, não se pode desvalorizar o papel da família, não s6 ao proporcionar estes primeiros contactos, como também na sua exploração e valorização. Estas primeiras interacções em tomo da linguagem escrita, vão permitir que as crianças contactem e descubram os escritos do meio de uma forma funcional; que os pais sirvam de modelos quando utilizam o escrito; que os pais incentivem e apoiem os filhos nas descobertas que estes vão fazendo. Neste artigo procuramos reflectir, por um lado sobre o tipo e as características das práticas de leitura e escrita em meio familiar. Por outro lado procuramos fazer uma análise da percepção que os pais têm das práticas desenvolvidas e do valor que Ihes atribuem.pt_PT
dc.description.abstractRecent approaches to young children’s literacy development emphasise this process as very early one. Literacy development doesn’t begin neither when children start formal instruction, nor when they begin to acquire reading and writing mechanical skills. Thus the roots of literacy development are established very early in life, through real life contacts with reading and writing. So as an early social process it is very important to consider the contribute of the family in promoting these contacts and facilitating the exploration of print. When interacting socially with others and with literacy in real-life settings through reallife activities: - Children will discover functions and forms of - Parents will actas models when using literacy. - Parents will support and motivate the children in The purpose of this article is to provide a brief overview of home literacy environments and the characteristics of home reading and writing activities. We also pretend to analyse the parents’ perception of these activities and the values and attitudes parents hold with respect to family literacy.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 1(17), 65-77.pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5860
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia familiarpt_PT
dc.subjectLinguagem escritapt_PT
dc.subjectEnvolvimento parentalpt_PT
dc.subjectFamily literacypt_PT
dc.subjectWritten languagept_PT
dc.subjectParental involvementpt_PT
dc.titleLiteracia - O papel da família na sua apreensãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage77pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage65pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1999_1_65.pdf
Size:
1.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: