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A experiência vivida por pessoas com experiência de doença mental face a uma intervenção com foco nas emoções

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Abstract(s)

Enquadramento: “Não há saúde sem saúde mental”, assim, podemos inferir que o processo de recovery é um ponto fundamental na vida de pessoas com experiência de doença mental. A psicoeducação revela-se como uma ferramenta complementar à psicoterapia, para o treino e aprendizagem de temas áreas de interesse para os indivíduos envolvidos, revelando impactos na saúde e bem-estar dos seus usufrutuários. As emoções podem e devem ser um tema a explorar neste tipo de programas, dada a sua importância e peso no bem-estar e qualidade de vida. Objetivos: Conhecer e compreender a experiência vivenciada na participação de utentes de uma IPSS num programa de intervenção com foco nas emoções, através das opiniões doa participantes e técnicos da instituição. Método: 8 participantes divididos em dois grupos (utentes e técnicos), com idades compreendidas entre os 24 e os 72 anos, relatam as suas vivências e pareceres numa entrevista individual. Método qualitativo, recorrendo à análise temática. Resultados e conclusões: Os resultados e conclusões deste estudo provêm da experiência subjetiva dos participantes. Concluiu-se que este é um tema de grande importância para a sua saúde mental, trazendo diversos benefícios ligados à Inteligência Emocional e às relações interpessoais dos seus usufruidores. Sublinha-se ainda que programas de intervenção como a psicoeducação deveriam ser mais explorados nesta área, tendo em conta os efeitos positivos que tem nesta população, como as melhorias no bem-estar dos seus usufrutuários.
Framework: "There is no health without mental health”, thus, we can infer that the recovery process is a fundamental point in the lives of people who experience mental illness. Psychoeducation reveals itself as a complementary tool to psychotherapy, for the training and learning areas of interest to the individuals involved, revealing impacts on the health and well-being of its users. Emotions can and should be a topic to explore in this type of programs, given their importance and weight in people’s well-being and quality of life. Aims: To know and understand the experience of the participation in an IPSS in an intervention program focused on emotions, through the opinions of the participants and technicians of the institution. Method: 8 participants divided into two groups (users and technicians), with ages between 24 and 72 years old, report their experiences and opinions in an individual interview. Qualitative method, using thematic analysis. Results and conclusions: The results and conclusions of this study come from the subjective experience of the participants. It was concluded that this is a topic of great importance for their mental health, bringing several benefits related to Emotional Intelligence and the interpersonal relationships of its users. It is also stressed that intervention programs such as psychoeducation should be further explored in this area, taking into account the positive effects it has on this population, such as improvements in the well-being of its users.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Psicoeducação Doença Mental Grave Emoções Inteligência Emocional Recuperação Individual Psychoeducation Serious mental illness Emotions Emotional intelligence Recovery

Citation

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