Repository logo
 
Publication

O poder da escrita expressiva e da criatividade numa amostra de adolescentes em contexto psicoterapêutico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGonzalez, António José César de Almeida
dc.contributor.authorPacheco, Carolina Pereira de Sousa
dc.date.accessioned2023-03-10T14:51:28Z
dc.date.embargo2025-03
dc.date.issued2022-10-24
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Clínicapt_PT
dc.description.abstractNos últimos anos, a investigação sobre a Escrita Expressiva tem aumentado exponencialmente, tornando-se uma área em desenvolvimento. No entanto, embora haja evidência de que a Escrita Expressiva ofereça inúmeros benefícios à população adolescente, poucos são os estudos que englobam esta em contexto psicoterapêutico, bem como a vivência dos terapeutas e a importância que esta ferramenta, juntamente com a Criatividade, pode ter num processo psicoterapêutico. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivos principais: 1) perceber de que forma a Escrita Expressiva e a Criatividade podem contribuir para o processo psicoterapêutico de adolescentes e préadolescentes e, 2) refletir sob que condições e patologias a Escrita Expressiva pode apresentar melhores resultados. A amostra foi constituída por 8 adolescentes e 6 terapeutas. Através da realização das entrevistas aos terapeutas bem como da recolha dos textos escritos pelos adolescentes, verificou-se que, de acordo com as experiências narradas, o uso da Escrita Expressiva e da Criatividade produz mudanças significativas na aliança terapêutica, na condução do processo psicoterapêutico e, consequentemente, no desenvolvimento cognitivo e emocional do adolescente. Para além disso, a investigação sugere que a Escrita Expressiva apresenta melhores resultados quando o adolescente manifesta um quadro depressivo, tenha escrito o texto fora do contexto psicoterapêutico e este contenha um certo grau de criatividade. De uma forma geral, o presente estudo oferece um melhor entendimento aos profissionais sobre o uso da ferramenta da Escrita e da Criatividade bem como a possibilidade dos adolescentes as utilizarem como estratégias de coping para pensar, elaborar, ressignificar e solucionar os seus conflitos internos, sendo capazes de se autorregularem fora do contexto psicoterapêutico.pt_PT
dc.identifier.tid203111125pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9075
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEscrita expressivapt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectContexto psicoterapêuticopt_PT
dc.subjectClínica de adolescentespt_PT
dc.subjectDepressãopt_PT
dc.subjectAnsiedadept_PT
dc.titleO poder da escrita expressiva e da criatividade numa amostra de adolescentes em contexto psicoterapêuticopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.embargofctsolicitado pela autorapt_PT
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
25873.pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: