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- O impacto das experiências sexuais online na satisfação com a relação amorosa e o efeito mediador da depedência do smarphonePublication . Leal, Caroline da Silva; Patrão, IvoneIntrodução: As Experiências Sexuais Online podem interferir com a Satisfação da Relação Amorosa, efeito que poderá ser acentuado pela Dependência do Smartphone. As Experiências Sexuais Online têm vindo a apresentar um forte crescimento desencadeado pela grande aceitação das novas tecnologias e pelo aumento da acessibilidade da internet, impulsionada pelo smartphone. Esta maior utilização das tecnologias tem vindo a afetar a satisfação com as relações amorosas, gerando importantes prejuízos na satisfação com a relação que podem, no limite, levar ao término da relação. Metodologia: Estudo quantitativo e exploratório com uma amostra de N=351 (𝑥̅=30 anos; σ=10.405), sendo que 64.4% são mulheres. Esta investigação insere-se no âmbito do projeto Geração Cordão. Foi utilizada uma escala para avaliar a Satisfação com a Relação Amorosa, a escala SAS-SV para a Dependência do Smartphone e uma escala para avaliar as Experiências Sexuais Online. Resultados: As correlações bivariadas indicam uma relação positiva entre as experiências sexuais online e a dependência do smartphone (r=.203; p<.01), e uma correlação negativa significativa entre procura de parceiros online e a satisfação com a relação (r= -.146; p<.01). Verificou-se um efeito medidor parcial da Dependência do Smartphone na relação entre a Procura por Parceiros Online e a Satisfação com a Relação Amorosa (Z = -2.18; p = .029). Discussão: A Dependência do Smartphone revelou-se um fator de risco para a adesão às Experiências Sexuais Online, tendo se verificado o efeito de mediação parcial da Dependência do Smartphone na Relação entre a Procura por Parceiros Sexuais Online e a Satisfação com a Relação Amorosa. Os indivíduos cuja Procura por Parceiros Online foi maior indicaram níveis de Satisfação com a Relação Amorosa inferiores.
- O poder da escrita expressiva e da criatividade numa amostra de adolescentes em contexto psicoterapêuticoPublication . Pacheco, Carolina Pereira de Sousa; Gonzalez, António José César de AlmeidaNos últimos anos, a investigação sobre a Escrita Expressiva tem aumentado exponencialmente, tornando-se uma área em desenvolvimento. No entanto, embora haja evidência de que a Escrita Expressiva ofereça inúmeros benefícios à população adolescente, poucos são os estudos que englobam esta em contexto psicoterapêutico, bem como a vivência dos terapeutas e a importância que esta ferramenta, juntamente com a Criatividade, pode ter num processo psicoterapêutico. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivos principais: 1) perceber de que forma a Escrita Expressiva e a Criatividade podem contribuir para o processo psicoterapêutico de adolescentes e préadolescentes e, 2) refletir sob que condições e patologias a Escrita Expressiva pode apresentar melhores resultados. A amostra foi constituída por 8 adolescentes e 6 terapeutas. Através da realização das entrevistas aos terapeutas bem como da recolha dos textos escritos pelos adolescentes, verificou-se que, de acordo com as experiências narradas, o uso da Escrita Expressiva e da Criatividade produz mudanças significativas na aliança terapêutica, na condução do processo psicoterapêutico e, consequentemente, no desenvolvimento cognitivo e emocional do adolescente. Para além disso, a investigação sugere que a Escrita Expressiva apresenta melhores resultados quando o adolescente manifesta um quadro depressivo, tenha escrito o texto fora do contexto psicoterapêutico e este contenha um certo grau de criatividade. De uma forma geral, o presente estudo oferece um melhor entendimento aos profissionais sobre o uso da ferramenta da Escrita e da Criatividade bem como a possibilidade dos adolescentes as utilizarem como estratégias de coping para pensar, elaborar, ressignificar e solucionar os seus conflitos internos, sendo capazes de se autorregularem fora do contexto psicoterapêutico.