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Inclusão: Desenvolvimento de um programa em comunicação-linguagem oral e escrita com uma criança com necessidades educativas especiais

dc.contributor.authorViolante, Elsa Maria Gomes
dc.date.accessioned2011-10-08T09:36:47Z
dc.date.available2011-10-08T09:36:47Z
dc.date.issued2006
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractO objectivo definido neste trabalho de investigação consiste em avaliar em que medida a organização e aplicação, num contexto de inclusão e parceria, de um programa de intervenção ao nível da comunicação - linguagem oral e escrita contribui para que um aluno com necessidades educativas especiais (NEE) melhore o seu desempenho. Com a implementação deste Programa e considerando o objectivo definido, pretende-se verificar a evolução da qualidade das produções do aluno ao nível da produção da linguagem oral e do desenvolvimento da produção escrita. Na aplicação do Programa de Intervenção estes dois aspectos foram trabalhados em simultâneo. O estudo incide sobre uma criança com doze anos de idade, matriculada no 4o ano de escolaridade, a quem convencionamos chamar de "João". Este aluno tem necessidades educativas especiais: apresenta uma imaturidade global, mutismo selectivo, uma auto-imagem acentuadamente negativa e um descontrolo emocional latente, principalmente perante situações novas. Evidencia problemas ao nível da autonomia funcional, socialização e na aprendizagem das várias áreas curriculares, mais acentuados nos aspectos relacionados com a comunicação oral e escrita. A metodologia seguida no desenvolvimento deste estudo teve em consideração as características individuais apresentadas pelo participante, na medida em que se trata de um estudo de caso aprofundado. Para o desenvolvimento do trabalho empírico, foram pensados momentos de avaliação e intervenção de acordo com sessões de trabalho definidas em regime de contrato/compromisso com o João sendo, posteriormente, alargado a toda a turma. As sessões do Programa de Intervenção decorreram durante quatro meses, de Outubro de 2004 a Fevereiro de 2005, de acordo com um esquema definido. Nesta organização formam considerados os dados da Avaliação em Pré Teste que, no final do desenvolvimento do Programa, foram de novo aplicados de modo a comparar e constatar a evolução conseguida pelo João. Na avaliação da linguagem oral e escrita deste aluno foram utilizados vários instrumentos. Para a avaliação inicial da criança: o Teste de Desenvolvimento da Linguagem (Sim Sim, 2001); a Check-list de Avaliação da Escrita e a Grelha de Levantamento das Incorrecções Ortográficas. Na situação de avaliação em pré e pós teste: uma História em Imagens e a História do Capuchinho Vermelho. Para a auto-avaliação do aluno perante o Programa de Intervenção utilizou-se uma Escala de Registo da Auto-avaliação. A organização do Programa de Intervenção suportou-se no pressuposto na literatura sobre o esquema da narrativa e as Histórias e respeitou a escolha do aluno. Foi constituído por cinco Histórias em Imagens, com a proposta do aluno construir a história oralmente e por escrito com base nas imagens e quatro Histórias de Literatura Universal, três contos tradicionais e um conto de Collodi hoje considerado literatura universal, nomeadamente: Os Três Porquinhos, O Gato das Botas Altas, 0 Patinho Feio e O Pinóquio. O aluno, depois de ouvir cada história, procedeu ao reconto oral e escrito suportando-se do respectivo esquema narrativo. A construção das Histórias em imagens e o reconto das Histórias de Literatura Universal foram propostos ao aluno alternadamente e de seguida trabalhados na sala de aula com todos os alunos. A organização deste trabalho manteve presente a perspectiva de Inclusão do aluno e o desenvolvimento de um trabalho em parceria entre os professores da turma e de apoio educativo. Com base na literatura, e considerando os estudos desenvolvidos por alguns investigadores, foram adaptados Quadros de Análise que serviram de suporte à análise das produções do aluno ao longo da implementação do Programa de Intervenção. Esperávamos conseguir uma melhoria no processo de desenvolvimento do João, principalmente ao nível da produção da linguagem oral e do desenvolvimento da produção escrita o que foi confirmado, através da análise qualitativa efectuada, pela eficácia do aluno nas actividades relacionadas com a comunicação - linguagem oral e escrita, do princípio para o final do ano. Com base nos resultados alcançados pelo aluno e tendo em consideração todo o processo desenvolvido podemos afirmar que a implementação do Programa de Intervenção em Comunicação - linguagem oral e escrita teve também reflexos muito positivos na auto-estima do João assim como em toda a sua dinâmica escolar e pessoal. Sem pretender traçar conclusões generalizáveis, podemos afirmar, perante a análise dos resultados, que a organização e aplicação de Programas de Intervenção desta natureza, bem definidos e que tenham em consideração as características evidenciadas pelas crianças com NEE, possibilitam a optimização das aprendizagens dessas crianças e de todos os alunos da turma promovendo uma verdadeira dinâmica de Inclusão.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/1020
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectNecessidades especiaispor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectInstrumentospor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectWritingpor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectSpecial needspor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectInterventionpor
dc.subjectInstrumentspor
dc.titleInclusão: Desenvolvimento de um programa em comunicação-linguagem oral e escrita com uma criança com necessidades educativas especiaispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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