Repository logo
 
Publication

"Só apanhei o F que é da última" - Descobrir ou mostrar? Uma abordagem à promoção do conflito cognitivo em crianças de idade pré-escolar

dc.contributor.authorAlmeida, Tiago Alexandre Fernandes
dc.contributor.authorSilva, Ana Cristina
dc.date.accessioned2013-03-16T11:43:24Z
dc.date.available2013-03-16T11:43:24Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste estudo procura analisar qual o impacto de diferentes metodologias de interação (didática diretiva e didática construtivista) na evolução das conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita. Foram definidos três grupos (2 experimentais e um de controlo) com participantes de idade pré-escolar que foram convidados a participar em 6 sessões de intervenção com diferentes formas de interação em função do grupo. Os resultados indicam que os participantes cuja interação adulto-criança se baseou em princípios construtivista evoluíram significativamente mais do que todos os outros participantes. ------ ABSTRACT ------ The aim of this was analyse the impact of different methodologies for interaction (directive didactics and constructivist didactics) in the development of children's conceptualisations on written language. Three groups were defined (two experimental and one control) with pre-school participants who were invited to participate in six intervention sessions with different forms of interaction depending on the group. The results indicate that participants whose adult-child interaction was based on constructivist principles evolved significantly more than all other participants.por
dc.identifier.citationIn C. Gonçalves e C. Tomás (Orgs.), Atas do V Encontro do CIED - Escola e Comunidade (pp. 339-350). Lisboa: Escola Superior de Educaçãopor
dc.identifier.isbn978-989-95733-3-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2065
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispor
dc.subjectEscritas inventadaspor
dc.subjectInstrução didáticapor
dc.subjectInstrução construtivistapor
dc.subjectWritten languagepor
dc.subjectConstructivismpor
dc.subjectDidacticspor
dc.title"Só apanhei o F que é da última" - Descobrir ou mostrar? Uma abordagem à promoção do conflito cognitivo em crianças de idade pré-escolarpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage350por
oaire.citation.startPage339por
oaire.citation.titleAtas do V Encontro do CIED - Escola e Comunidadepor
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
V Encontro CIED 339-350.pdf
Size:
331.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: