Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
331.32 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo procura analisar qual o impacto de diferentes metodologias de interação (didática diretiva e
didática construtivista) na evolução das conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita. Foram definidos três
grupos (2 experimentais e um de controlo) com participantes de idade pré-escolar que foram convidados a
participar em 6 sessões de intervenção com diferentes formas de interação em função do grupo. Os resultados
indicam que os participantes cuja interação adulto-criança se baseou em princípios construtivista evoluíram
significativamente mais do que todos os outros participantes. ------ ABSTRACT ------ The aim of this was analyse the impact of different methodologies for interaction (directive didactics and
constructivist didactics) in the development of children's conceptualisations on written language. Three groups were
defined (two experimental and one control) with pre-school participants who were invited to participate in six
intervention sessions with different forms of interaction depending on the group. The results indicate that
participants whose adult-child interaction was based on constructivist principles evolved significantly more than all
other participants.
Description
Keywords
Escritas inventadas Instrução didática Instrução construtivista Written language Constructivism Didactics
Citation
In C. Gonçalves e C. Tomás (Orgs.), Atas do V Encontro do CIED - Escola e Comunidade (pp. 339-350). Lisboa: Escola Superior de Educação
Publisher
Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais