Repository logo
 
Publication

A proximidade parental e a disrupção escolar percepcionada

dc.contributor.advisorMorgado, Josépor
dc.contributor.authorSeruya, Madalena Cintra Lôbo Távora
dc.date.accessioned2013-12-23T18:14:00Z
dc.date.available2013-12-23T18:14:00Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopor
dc.description.abstractNotam-se níveis de indisciplina cada vez mais elevados em um número crescente de Países. A indisciplina resulta em climas menos propícios para o ensino. Os professores revelam demasiados confrontos com níveis elevados de indisciplina nos seus alunos, perturbando o processo normal de ensino-aprendizagem (Velez, M., 2010). O presente estudo tem como objectivo analisar a relação entre a proximidade parental percepcionada e a indisciplina percepcionada, em alunos do 3º ciclo (7º, 8º, e 9º ano). O presente estudo avaliou também as variáveis género e número de repetições. O presente estudo contou com uma amostra de 153 alunos de uma escola pública do concelho de Cascais. Foram alvo de estudo 68 sujeitos do género feminino (44.4%) e 85 sujeitos do género masculino (55.6%). Observou-se que alunos que se sentem mais próximos dos pais têm uma percepção menos elevada de indisciplina do que os alunos que se sentem menos próximos dos seus pais. Percebeu-se ainda que os sujeitos do género masculino (n = 85) têm mais comportamentos de indisciplina, ao contrário dos alunos do género feminino (n = 68). Por último, a variável número de repetências não mostrou resultados significativos na relação com a indisciplina (t (151) = 1,11; p <= 0,23).por
dc.description.abstractABSTRACT: The levels of indiscipline in the schools are getting bigger and it grows in more countries. The indiscipline results in an environment less appropriate to education (Velez, M., 2010). The aim of this study is to analyze if the relation of feeling closeness to parents-child influence the levels of feeling indiscipline in students of 7th, 8th and 9th grade. It also analyzes the variables sex and the number of grade repetition. There were 153 participants of a public school from Cascais. From this number 68 students were feminine (44.4%) and 85 students were masculine (55.6%). We observed that students who feel more close to parents have a perception of her indiscipline lower than the students who feel less closeness to parents. The masculine gender (n = 85) feels more indiscipline behaviors than the feminine gender (n = 68). At last our variable number of repetitions didn´t show any significant crossing result with levels of indiscipline (t (151) = 1,11; p<= 0,23).por
dc.identifier.tid201148722
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2559
dc.language.isoporpor
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopor
dc.subjectProximidade parentalpor
dc.subjectIndisciplinapor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectNúmero de repetiçõespor
dc.subjectCloseness to parentspor
dc.subjectIndisciplinepor
dc.subjectSexpor
dc.subjectNumber of repetitionspor
dc.titleA proximidade parental e a disrupção escolar percepcionadapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
15069.pdf
Size:
316.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: