Advisor(s)
Abstract(s)
Notam-se níveis de indisciplina cada vez mais elevados em um número crescente de
Países. A indisciplina resulta em climas menos propícios para o ensino. Os professores
revelam demasiados confrontos com níveis elevados de indisciplina nos seus alunos,
perturbando o processo normal de ensino-aprendizagem (Velez, M., 2010).
O presente estudo tem como objectivo analisar a relação entre a proximidade parental
percepcionada e a indisciplina percepcionada, em alunos do 3º ciclo (7º, 8º, e 9º ano). O
presente estudo avaliou também as variáveis género e número de repetições.
O presente estudo contou com uma amostra de 153 alunos de uma escola pública do
concelho de Cascais. Foram alvo de estudo 68 sujeitos do género feminino (44.4%) e 85
sujeitos do género masculino (55.6%).
Observou-se que alunos que se sentem mais próximos dos pais têm uma percepção
menos elevada de indisciplina do que os alunos que se sentem menos próximos dos seus
pais. Percebeu-se ainda que os sujeitos do género masculino (n = 85) têm mais
comportamentos de indisciplina, ao contrário dos alunos do género feminino (n = 68).
Por último, a variável número de repetências não mostrou resultados significativos na
relação com a indisciplina (t (151) = 1,11; p <= 0,23).
ABSTRACT: The levels of indiscipline in the schools are getting bigger and it grows in more countries. The indiscipline results in an environment less appropriate to education (Velez, M., 2010). The aim of this study is to analyze if the relation of feeling closeness to parents-child influence the levels of feeling indiscipline in students of 7th, 8th and 9th grade. It also analyzes the variables sex and the number of grade repetition. There were 153 participants of a public school from Cascais. From this number 68 students were feminine (44.4%) and 85 students were masculine (55.6%). We observed that students who feel more close to parents have a perception of her indiscipline lower than the students who feel less closeness to parents. The masculine gender (n = 85) feels more indiscipline behaviors than the feminine gender (n = 68). At last our variable number of repetitions didn´t show any significant crossing result with levels of indiscipline (t (151) = 1,11; p<= 0,23).
ABSTRACT: The levels of indiscipline in the schools are getting bigger and it grows in more countries. The indiscipline results in an environment less appropriate to education (Velez, M., 2010). The aim of this study is to analyze if the relation of feeling closeness to parents-child influence the levels of feeling indiscipline in students of 7th, 8th and 9th grade. It also analyzes the variables sex and the number of grade repetition. There were 153 participants of a public school from Cascais. From this number 68 students were feminine (44.4%) and 85 students were masculine (55.6%). We observed that students who feel more close to parents have a perception of her indiscipline lower than the students who feel less closeness to parents. The masculine gender (n = 85) feels more indiscipline behaviors than the feminine gender (n = 68). At last our variable number of repetitions didn´t show any significant crossing result with levels of indiscipline (t (151) = 1,11; p<= 0,23).
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
Keywords
Proximidade parental Indisciplina Género Número de repetições Closeness to parents Indiscipline Sex Number of repetitions