Publication
O papel do grupo de pares nas tarefas do desenvolvimento do adolescente
dc.contributor.advisor | Santos, António José | por |
dc.contributor.author | Aviana, Melvi | |
dc.date.accessioned | 2011-01-08T16:05:07Z | |
dc.date.available | 2011-01-08T16:05:07Z | |
dc.date.issued | 2001 | |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho de investigação tem como objectivo analisar a importância do grupo de pares na tarefa do desenvolvimento do adolescente como pessoa e como sujeito psicossocial. A fundamentação desta investigação foi baseada no trabalho realizado pela equipe de investigadores de Bologna (Gouveia, 1995) que vem elaborando um trabalho acerca da adolescência e do significado do papel do grupo de pares no apoio à resolução das tarefas de desenvolvimento da adolescência. A partir das investigações, pode-se afirmar que adolescentes com elevada identificação ao grupo de pares têm mais capacidade para lidar e resolver os problemas com que são confrontados do que os com uma baixa identificação. Por outro lado, apresentam ainda uma maior auto-estima. A amostra utilizada no presente trabalho foi constituída por 140 sujeitos, adolescentes entre 14 e 16 anos de idade, cursando a 8a série do ensino fundamental e 1a e 2a séries do ensino médio, sendo 70 da rede pública de ensino e 70 da rede privada; 51 do sexo masculino e 83 do sexo feminino. Os instrumentos utilizados foram um questionário sobre a percepção do grupo de pares nas tarefas de desenvolvimento em adolescentes (Gouveia, 1995), adaptado à realidade brasileira. E outro questionário da escala de auto-conceito para adolescentes de Susan Harter. Foram analisados o grau de importância que o adolescente atribui ao grupo por tipo de escola pública, privada e em relação aos sexos masculino e feminino. Os resultados obtidos confirmam que os adolescentes do nosso estudo, tanto da rede privada quanto da rede pública, atribuem uma importância significativa ao grupo de pares nas tarefas do seu desenvolvimento. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/325 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Psicologia educacional | por |
dc.subject | Grupos de pares | por |
dc.subject | Auto-conceito | por |
dc.subject | Auto-estima | por |
dc.subject | Tarefas de desenvolvimento | por |
dc.subject | Identidade social | por |
dc.subject | Desenvolvimento social | por |
dc.subject | Grupos | por |
dc.subject | Adolescents | por |
dc.subject | Educational psychology | por |
dc.subject | Peer groups | por |
dc.subject | Self-concept | por |
dc.subject | Self-esteem | por |
dc.subject | Tasks development | por |
dc.subject | Social identity | por |
dc.subject | Social development | por |
dc.subject | Groups | por |
dc.title | O papel do grupo de pares nas tarefas do desenvolvimento do adolescente | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |