Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.12 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho de investigação tem como objectivo analisar a importância do grupo de pares na tarefa do desenvolvimento do adolescente como pessoa e como sujeito psicossocial.
A fundamentação desta investigação foi baseada no trabalho realizado pela equipe de investigadores de Bologna (Gouveia, 1995) que vem elaborando um trabalho acerca da adolescência e do significado do papel do grupo de pares no apoio à resolução das tarefas de desenvolvimento da adolescência. A partir das investigações, pode-se afirmar que adolescentes com elevada identificação ao grupo de pares têm mais capacidade para lidar e resolver os problemas com que são confrontados do que os com uma baixa identificação. Por outro lado, apresentam ainda uma maior auto-estima.
A amostra utilizada no presente trabalho foi constituída por 140 sujeitos, adolescentes entre 14 e 16 anos de idade, cursando a 8a série do ensino fundamental e 1a e 2a séries do ensino médio, sendo 70 da rede pública de ensino e 70 da rede privada; 51 do sexo masculino e 83 do sexo feminino.
Os instrumentos utilizados foram um questionário sobre a percepção do grupo de pares nas tarefas de desenvolvimento em adolescentes (Gouveia, 1995), adaptado à realidade brasileira. E outro questionário da escala de auto-conceito para adolescentes de Susan Harter. Foram analisados o grau de importância que o adolescente atribui ao grupo por tipo de escola pública, privada e em relação aos sexos masculino e feminino.
Os resultados obtidos confirmam que os adolescentes do nosso estudo, tanto da rede privada quanto da rede pública, atribuem uma importância significativa ao grupo de pares nas tarefas do seu desenvolvimento.
Description
Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
Keywords
Adolescentes Psicologia educacional Grupos de pares Auto-conceito Auto-estima Tarefas de desenvolvimento Identidade social Desenvolvimento social Grupos Adolescents Educational psychology Peer groups Self-concept Self-esteem Tasks development Social identity Social development Groups
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada