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A personalidade na tomada de decisão de consumo: Um estudo psicofisiológico

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorNunes, Maria Vânia da Silva Nunes
dc.contributor.authorCanelas, Bernardo Rodrigues Duarte
dc.date.accessioned2025-02-06T19:18:44Z
dc.date.available2025-02-06T19:18:44Z
dc.date.issued2024-12-12
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA-Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre Neurociências Cognitivas e Comportamentaispt_PT
dc.description.abstractCompreender os fatores psicofisiológicos que influenciam a tomada de decisão é crucial para obter insights sobre o comportamento de tomada de decisão contextualmente situado. Esta dissertação investiga a influência da personalidade na tomada de decisão de consumo e os processos neurais implícitos nesta relação. Para este estudo, foi constituída uma amostra de 40 participantes. Para avaliar os traços de personalidade foi utilizado o Inventário de Personalidade NEO-PI-R, para analisar os processos neurais implícitos envolvidos na tomada de decisão foi utilizada eletroencefalografia (EEG), com uma abordagem de potenciais relacionados a eventos (ERP). Foi desenvolvida uma tarefa de tomada de decisão de consumo baseada em preferência onde foram utilizadas imagens de frascos perfume geradas por recurso a inteligência artificial generativa de modo a mitigar vieses como a familiaridade com marcas. Os resultados indicam que a personalidade é preditor significativo do número de decisões de intenção de compra, e que a abertura à experiência emergiu como o maior preditor, nomeadamente a faceta da sensibilidade estética. A abertura à experiência está associada a diferenças na atividade cerebral durante a tomada de decisão sobre intenção de compra, existindo nos participantes mais abertos à experiência maior amplitude dos potenciais N200 e N300 nas regiões frontais e P300 nas regiões parietais. As conclusões deste estudo sugerem que diferenças individuais no traço abertura à experiência envolvem uma dissociação funcional no processo de tomada de decisão de consumo que implicam processos de avaliação e julgamento distintos, refletidos na localização e amplitude dos potenciais, no contexto deste estudo.pt_PT
dc.identifier.tid203805712pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/10370
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPersonalidadept_PT
dc.subjectTomada de decisãopt_PT
dc.subjectNeurociências do consumidorpt_PT
dc.subjectEletroencefalografia (EEG)pt_PT
dc.subjectModelo dos 5 fatorespt_PT
dc.titleA personalidade na tomada de decisão de consumo: Um estudo psicofisiológicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Neurociências Cognitivas e Comportamentaispt_PT

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