Repository logo
 
Publication

Ansiedade materna de separação e adaptação psicossocial ao pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorVeríssimo, Manuela
dc.contributor.authorRodrigues, Rita Maria Simões Inácio
dc.date.accessioned2016-07-19T17:10:54Z
dc.date.available2016-07-19T17:10:54Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.pt_PT
dc.description.abstractA presente investigação procurou analisar e compreender a relação entre a ansiedade materna de separação e a qualidade da adaptação psicossocial de crianças em idade pré-escolar. Neste estudo participaram 46 crianças com 3 anos de idade, respectivas mães e educadoras de infância. O estudo consistiu na aplicação de dois instrumentos, a Escala de Ansiedade Materna de Separação, que foi administrada às mães, permitindo identificar sentimentos e atitudes maternas face à separação, a Escala da Adaptação Psicossocial, administrada às educadoras de infância, permitindo identificar a qualidade da adaptação psicossocial das crianças. Os resultados obtidos neste estudo indicaram que a ansiedade materna de separação influencia a qualidade de adaptação psicossocial da criança. As mães que apresentam elevada ansiedade de separação têm filhos com comportamentos de isolamento e pró-sociais. Com a nossa investigação esperamos ter contribuído para uma melhor compreensão entre a relação da ansiedade materna de separação e adaptação psicossocial da criança, bem como alertar para importância da implementação de estratégias preventivas, que visam um o desenvolvimento ajustado e um percurso adaptado.pt_PT
dc.description.abstractThe current investigation analysed and explored the relationship between the maternal separation anxiety and the quality of preschooler’s psychosocial adaptation. In this study we have included 46 children, with 3 years old, respective mothers and infant teachers. The study consisted on applying two instruments, the Scale of Maternal Separation Anxiety, which was administered to mothers, allowing identification feelings and attitudes concerning separation, the Psychosocial Adaptation Scale, administered to teachers, identified the quality of psychosocial adaptation of children. The results of this study indicated that maternal separation anxiety influence the quality of child psychosocial adaptation. Children of mothers who have high anxiety of separation will have isolation and pro-social behavior. With our research we have contributed to a better understanding of the relationship between maternal anxiety of separation and child psychosocial adaptation, and alert to importance of preventive strategies implementation of proper development and a suitable adaptation.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4815
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdaptação psicossocialpt_PT
dc.subjectAnsiedade materna de separaçãopt_PT
dc.subjectPsychosocial adaptationpt_PT
dc.subjectMaternal separation anxietypt_PT
dc.titleAnsiedade materna de separação e adaptação psicossocial ao pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
11793.pdf
Size:
379.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: