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Authors
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Abstract(s)
A concepção de «formação/inovação-participante»
apresentada procura superar as
desvantagens daquelas em que a inovação
não se adequa a cada contexto específico,
em que os profissionais da educação aí a
trabalhar não são os autores da mesma e
em que a sua formação não está orientada
para a mudança das atitudes, das práticas e
das estruturas educativas correntes em função
dos problemas que estas levantam.
A «formação/inovação-participante» realiza-
se pela participacão activa negociada de
formadores e formandos no processo de
identificação e solução dos problemas do
contexto em que estes trobalham; concretiza-
se, quer no confronto dos formandos com
as suas atitudes e práticas e com as estruturas
em que elas emergem feito, através da
devolução-questionante, pelo formador que
observou, ou ajudou a observar, quer na
realização conjunta da procura, ensaio e
avaliação de alternativas.
O processo de formação/inocação aqui
proposto não se restringe ao desenvolvimento
pessoal e profissional dos formandos:
alarga-se ao desenvolvimento de toda a
organização educativa e à implicação da
comunidade envolvente pois a estrutura de
que depende a prática educativa em cada
momento, bem como a continuada formação
do pessoal, não é totalmente coincidente
com as competências deste mas implica
ainda acordos e formas de organização entre
os membros de um ou mesmo de vários
centros educativos.
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Keywords
Citation
Análise Psicológica, 5 (1), 155-168
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada