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Vinculação e desenvolvimento social

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorVeríssimo, Manuela
dc.contributor.authorFernandes, Carla
dc.date.accessioned2016-02-06T11:45:25Z
dc.date.available2016-02-06T11:45:25Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractAs crianças com vinculações seguras tendem a apresentar expectativas sociais positivas dos pares e sentimentos de valor próprio e de competência que contribuem para que se tornem num parceiro social atractivo. Assim, apresentam vantagens no que se refere ao desenvolvimento social, sendo frequentemente descritas como socialmente competentes. O conceito de competência social tem sido usado para descrever a capacidade do indivíduo para coordenar o comportamento, o afecto e a cognição, de forma a atingir os seus objectivos sociais sem constranger indevidamente as oportunidades dos pares para que estes possam alcançar os seus próprios objectivos. O presente estudo teve como objectivo estudar a relação entre a qualidade da vinculação primária das crianças e a sua posterior competência social no grupo de pares do pré-escolar. Neste estudo participaram famílias provenientes de Portugal (20 díades mãe-criança) e dos Estados Unidos da América (28 díades). A vinculação foi avaliada por volta dos 32 meses em ambas as amostras com recurso ao Attachment Q-sort. Aproximadamente 2 anos depois foram recolhidos os dados da competência social em classes do pré-escolar com recurso a um mesmo conjunto de indicadores da competência social nos dois países. Foram encontradas correlações positivas e significativas entre os resultados da segurança do AQS e as medidas compósitas da competência social. Estes resultados sugerem que as relações de vinculação pais-criança contribuem para a adaptação da criança no grupo pré-escolar, na medida em que promovem o envolvimento positivo com os pares e potenciam uma variedade de habilidades que sustentam a aceitação dos pares.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Securely attached children tend to present positive social expectations of peers and feelings of self-worth and own competence that contribute for them to becoming an attractive social partner. So being in advantaged in terms of their social development, they are frequently described as socially competent. The term social competence has been used to describe the individual’s ability to coordinate behavior, affect, and cognition in a flexible manner, in order to achieve social goals, without unduly constrain other’s opportunities to attain their own social goals. This study aimed to analyse the relation between the quality of children's primary attachment and later social competence in the preschool years. Participants were 48 children from two different countries (Portugal and the United States). Twenty families were recruited from Portugal and the other 28 families were recruited from the United States. Attachment was assessed at home using the Attachment Q-sort at about 32 months of age in both samples. Social competence data were collected in preschool classrooms approximately two years after the attachment assessments were completed. A common set of social competence indicators was used in both sites. Positive and significant correlations were found between the AQS security score and the composite measures for the social competence. These results suggest that the parent-child attachment relationships contribute to children’s adaptation in the preschool peer group by promoting positive engagement with peers and by supporting a range of skills that underlie peer acceptance.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4338
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectQualidade da vinculaçãopt_PT
dc.subjectCompetência socialpt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectAttachment’s qualitypt_PT
dc.subjectSocial competencept_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.titleVinculação e desenvolvimento socialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpt_PT

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