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Daqui não saio daqui ninguém me tira! Estudo da relação entre a reputação organizacional, modelos de ajustamento pessoa-organização e intenções de saída

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Rui Bártolo
dc.contributor.authorGregório, Helena Isabel Ferreira
dc.date.accessioned2017-09-28T09:57:01Z
dc.date.available2017-09-28T09:57:01Z
dc.date.issued2017-07-24
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizaçõespt_PT
dc.description.abstractEste estudo aspira suprir evidências empíricas sobre a relação entre a Reputação Organizacional, Intenções de Saída da Organização e o Modelo do Ajustamento Pessoa- Organização. Avaliou-se de que forma as perceções de Reputação Organizacional podem ser relevantes no Modelo do Ajustamento Pessoa-Organização. Pretendeu-se com este estudo avaliar qual o tipo de relação, positiva ou negativa entre: (1) as perceções de Reputação Organizacional e as Intenções de Saída; (2) as perceções de Reputação Organizacional e o Modelo do Ajustamento Pessoa-Organização; (3) o Modelo do Ajustamento Pessoa- Organização e as Intenções de Saída. O principal objetivo deste estudo académico é perceber se a Reputação Organizacional pode ter influência no Modelo do Ajustamento Pessoa-Organização e nas Intenções de Saída. Participaram neste estudo 249 indivíduos que laboram em diferentes organizações, em Lisboa. Concluiu-se que (1) existe uma relação negativa entre as perceções de Reputação Organizacional e as Intenções de Saída, (2) uma relação positiva entre as perceções de Reputação Organizacional e o Modelo do Ajustamento Pessoa-Organização, e (3) uma relação positiva entre o Modelo do Ajustamento Pessoa-Organização e as Intenções de Saída. Por outras palavras, os sujeitos escolhem as suas entidades empregadoras com base no ajustamento que existe entre o próprio e a organização. São vários os aspetos atrativos, nomeadamente os valores, as necessidades, o ajustamento de personalidades, ajustamento à organização, a sua reputação, etc. que quando percecionados pelos Colaboradores, norteiam as suas decisões.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to provide empirical evidence on the relationship between Corporate Reputation, Turnover and the Person-Job Fit Model. This study assessed how Corporate Reputation perceptions can be relevant in the Person-Job Fit Model. The purpose of this study is to evaluate the type of relation, positive or negative between: (1) Corporate Reputation perceptions and Turnover; (2) Corporate Reputation perceptions and the Person-Job Fit Model; (3) and between Person-Job Fit Model perceptions and Turnover. The main objective of this academic study is to understand if the Corporate Reputation can influence the Person-Job Fit and Turnover. 249 individuals, who work in different organizations in Lisbon, attended this study. In conclusion, (1) there is a negative relationship between Corporate Reputation perceptions and Turnover, (2) a positive relationship between Corporate Reputation perceptions and the Person-Job Fit, and (3) a relationship between the Person-Job Fit Model and Turnover. The subjects choose their employers based on the adjustment that exists between themselves and the organization. There are several attractive aspects, such as values, needs, adjustment of personalities, adjustment to the organization, Corporative Reputation, among others, which when perceived by Employees, guide their decisions.pt_PT
dc.identifier.tid201723182pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5796
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectReputação organizacionalpt_PT
dc.subjectIntenções de saídapt_PT
dc.subjectModelo do ajustamento pessoa-organizaçãopt_PT
dc.subjectCorporate reputationpt_PT
dc.subjectTurnoverpt_PT
dc.subjectPerson-job fit modelpt_PT
dc.titleDaqui não saio daqui ninguém me tira! Estudo da relação entre a reputação organizacional, modelos de ajustamento pessoa-organização e intenções de saídapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

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