Publication
Leitura na voz dos alunos: um estudo no 2.ยบ ano de escolaridade.
dc.contributor.author | Leonardo, Rita Magda Teixeira | |
dc.contributor.author | Carvalho, Carolina Fernandes de | |
dc.date.accessioned | 2017-06-05T15:18:10Z | |
dc.date.available | 2017-06-05T15:18:10Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | A leitura รฉ um dos componentes da linguagem onde as crianรงas apresentam dificuldades mais acentuadas, sendo a base de muitos estudos centrados na estruturaรงรฃo de medidas que potenciem mais competรชncias leitoras. O objetivo deste estudo consistiu em avaliar os efeitos de um programa de estimulaรงรฃo leitora a nรญvel de motivaรงรฃo e desempenho leitor de alunos do 2.ยบ ano. Os participantes foram 33 alunos do 2.ยบ ano de escolaridade de uma escola de 1.ยบ Ciclo do concelho de Cascais com uma mรฉdia de idades de 7 anos. Os dados foram recolhidos em trรชs momentos. O primeiro consistiu na aplicaรงรฃo do questionรกrio โEu e a Leituraโ (Monteiro & Mata, 2000) a fim de avaliar as tres dimensรตes da leitura (prazer/valor, autoconceito e reconhecimento social). O segundo momento, realizado individualmente, incidiu na implementaรงรฃo de um programa de estimulaรงรฃo leitora realizado semanalmente ao longo de oito semanas letivas, com base nos estudos de Gonรงalves et al. (2012). O รบltimo momento respeita ร repetiรงรฃo do questionรกrio avaliando-se o contributo do programa em termos de desempenho leitor e/ou motivaรงรฃo. Com a monitorizaรงรฃo da leitura constatou-se uma melhoria de resultados na maioria dos alunos, nomeadamente uma maior moitivaรงรฃo. Os resultados reforรงam que โquanto mais as crianรงas estiverem familiarizadas com a linguagem e a literacia antes de chegarem ร s escolas, mais bem preparadas estarรฃo para serem bem-sucedidas na leituraโ (Nacional Research Council, 2008, p. 15). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.ยบ Colรณquio Internacional de Psicologia e Educaรงรฃo: Educaรงรฃo, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporรขneos atravรฉs da investigaรงรฃo e da prรกtica (pp. 299-307). Lisboa: ISPA - Instituto Universitรกrio | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5531 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitรกrio | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Leitura na voz dos alunos: um estudo no 2.ยบ ano de escolaridade. | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 307 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 299 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |