Repository logo
 
Publication

Leitura na voz dos alunos: um estudo no 2.ยบ ano de escolaridade.

dc.contributor.authorLeonardo, Rita Magda Teixeira
dc.contributor.authorCarvalho, Carolina Fernandes de
dc.date.accessioned2017-06-05T15:18:10Z
dc.date.available2017-06-05T15:18:10Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA leitura รฉ um dos componentes da linguagem onde as crianรงas apresentam dificuldades mais acentuadas, sendo a base de muitos estudos centrados na estruturaรงรฃo de medidas que potenciem mais competรชncias leitoras. O objetivo deste estudo consistiu em avaliar os efeitos de um programa de estimulaรงรฃo leitora a nรญvel de motivaรงรฃo e desempenho leitor de alunos do 2.ยบ ano. Os participantes foram 33 alunos do 2.ยบ ano de escolaridade de uma escola de 1.ยบ Ciclo do concelho de Cascais com uma mรฉdia de idades de 7 anos. Os dados foram recolhidos em trรชs momentos. O primeiro consistiu na aplicaรงรฃo do questionรกrio โ€œEu e a Leituraโ€ (Monteiro & Mata, 2000) a fim de avaliar as tres dimensรตes da leitura (prazer/valor, autoconceito e reconhecimento social). O segundo momento, realizado individualmente, incidiu na implementaรงรฃo de um programa de estimulaรงรฃo leitora realizado semanalmente ao longo de oito semanas letivas, com base nos estudos de Gonรงalves et al. (2012). O รบltimo momento respeita ร  repetiรงรฃo do questionรกrio avaliando-se o contributo do programa em termos de desempenho leitor e/ou motivaรงรฃo. Com a monitorizaรงรฃo da leitura constatou-se uma melhoria de resultados na maioria dos alunos, nomeadamente uma maior moitivaรงรฃo. Os resultados reforรงam que โ€œquanto mais as crianรงas estiverem familiarizadas com a linguagem e a literacia antes de chegarem ร s escolas, mais bem preparadas estarรฃo para serem bem-sucedidas na leituraโ€ (Nacional Research Council, 2008, p. 15).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.ยบ Colรณquio Internacional de Psicologia e Educaรงรฃo: Educaรงรฃo, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporรขneos atravรฉs da investigaรงรฃo e da prรกtica (pp. 299-307). Lisboa: ISPA - Instituto Universitรกriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5531
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Universitรกriopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.titleLeitura na voz dos alunos: um estudo no 2.ยบ ano de escolaridade.pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage307pt_PT
oaire.citation.startPage299pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_15_299-307.pdf
Size:
175.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: