Repository logo
 
Publication

Teatro Playback e promoção dos Direitos Humanos

dc.contributor.advisorGonzalez, António José César de Almeida
dc.contributor.authorCosta, Julia Victória Lena da
dc.date.accessioned2024-01-11T11:10:57Z
dc.date.available2024-01-11T11:10:57Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.date.submitted2024-01-11
dc.descriptionDissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Doutor António Gonzalez, apresentada no Ispa - Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractA expressão teatral espontânea conhecida como Teatro Playback (PT) destaca-se por sua capacidade de transformar as narrativas da audiência em elementos teatrais. Embora o Teatro Playback tenha sido reconhecido por sua capacidade de impulsionar mudanças sociais, a pesquisa sobre seu impacto nas atitudes em relação aos Direitos Humanos, especialmente em grupos marginalizados e comunidade LGBTQIA+, é limitada. Este estudo visa investigar como o Teatro Playback influencia as atitudes em relação aos Direitos Humanos, promovendo a sensibilização e a aceitação da diversidade. Foram realizadas entrevistas qualitativas com 5 participantes do Projeto Dar Palco à Diferença. A análise temática foi aplicada aos dados coletados. O grupo é composto por 2 participantes de gênero masculino, 2 participantes de gênero feminino, e uma pessoa não binária, cujas idades estão compreendidas entre os 25 e 37 anos. Os resultados destacaram quatro temas principais e 14 subtemas que refletem mudanças pessoais e grupais. Os/as participantes demonstraram atitudes mais abertas e sensíveis em relação aos Direitos Humanos depois de participar das sessões de Teatro Playback. O estudo enfatiza os efeitos positivos do Teatro Playback na sensibilização, aceitação de diferenças e mudança de perspectiva em relação aos Direitos Humanos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The spontaneous theatrical expression known as Playback Theatre (PT) stands out for its ability to transform the audience's narratives into theatrical elements. Although Playback Theatre has been recognised for its ability to drive social change, research into its impact on attitudes towards Human Rights, especially in marginalized groups and the LGBTQIA+ community, is limited. This study aims to investigate how Playback Theatre influences attitudes towards Human Rights, promoting awareness and acceptance of diversity. Qualitative interviews were conducted with 5 participants of the Dar Palco à Diferença (Give Stage to Difference Project). Thematic analysis was applied to the data collected. The group is made up of two male participants, two female participants and one non-binary person, whose ages range from 25 to 37. The results highlighted four main themes and 14 sub-themes that reflect personal and group changes. The participants showed more open and sensitive attitudes towards human rights after taking part in the Playback Theatre sessions. The study emphasizes the positive effects of Playback Theatre in raising awareness, accepting differences and changing perspectives on human rights.pt_PT
dc.identifier.tid203442911pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9465
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectTeatro Playbackpt_PT
dc.subjectDireitos Humanospt_PT
dc.subjectAnálise temáticapt_PT
dc.subjectDiscriminaçõespt_PT
dc.subjectPlayback Theatrept_PT
dc.subjectHuman Rightspt_PT
dc.subjectThematic Analysispt_PT
dc.subjectDiscriminationspt_PT
dc.titleTeatro Playback e promoção dos Direitos Humanospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
29772_Julia_Costa_Dissertação.pdf
Size:
1.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: