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Advisor(s)
Abstract(s)
A expansão da escolaridade obrigatória a todas as crianças e jovens,
incluindo as que apresentam necessidades educativas especiais decorrentes das
mais variadas situações, é hoje uma realidade em muitos sistemas educativos
que prosseguem o objetivo de garantir o direito a uma educação inclusiva.
No sistema educativo português, a partir do decreto lei 3/2008, foram propostos
currículos específicos individuais (CEI) para alunos com problemáticas mais
graves, abrindo-se uma via de certificação de competências muito distante do
currículo comum. Neste quadro, iniciámos uma investigação sobre os percursos
de vida dos jovens que frequentaram os agrupamentos de escolas do Baixo
Alentejo e Alentejo Litoral com CEI e PIT (Plano Individual de Transição) e que
terminaram a sua escolaridade obrigatória a partir de 2012.
É nosso propósito ter uma abordagem tão compreensiva e aprofundada quanto
possível sobre as competências adquiridas na escola, na família, na comunidade,
nos contextos de formação vocacional e profissional com impacto nos processos
de capacitação, autodeterminação e qualidade de vida.
No âmbito de um modelo de investigação de natureza exploratória, descritiva e
interpretativa, socorremo-nos de vários métodos e técnicas, confrontando
diversas fontes e recorrendo à análise qualitativa e quantitativa.
Participam no estudo coordenadores dos Departamentos de Educação Especial
dos Agrupamentos de escolas, jovens, familiares e coordenadores de outras
instituições.
Apresentamos alguns dos dados preliminares da investigação em curso. Prevêse
que os problemas identificados e as conclusões obtidas possibilitarão
desenhar planos de intervenção educativa mais adequados a esta população e
implementar ações de formação junto dos atores educativos locais.
Description
Keywords
Autodeterminação Participação Qualidade de vida
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (231-246). Lisboa: Edições ISPA.