Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Percursos de vida de jovens que foram abrangidos por currículos específicosPublication . Santos, Maria Teresa; Santo, Adelaide Espírito; Ramalho, José Pereirinha; Faria, Maria Cristina; Almeida, Cesário; Fernandes, José Pedro; Santo, José António EspíritoA expansão da escolaridade obrigatória a todas as crianças e jovens, incluindo as que apresentam necessidades educativas especiais decorrentes das mais variadas situações, é hoje uma realidade em muitos sistemas educativos que prosseguem o objetivo de garantir o direito a uma educação inclusiva. No sistema educativo português, a partir do decreto lei 3/2008, foram propostos currículos específicos individuais (CEI) para alunos com problemáticas mais graves, abrindo-se uma via de certificação de competências muito distante do currículo comum. Neste quadro, iniciámos uma investigação sobre os percursos de vida dos jovens que frequentaram os agrupamentos de escolas do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral com CEI e PIT (Plano Individual de Transição) e que terminaram a sua escolaridade obrigatória a partir de 2012. É nosso propósito ter uma abordagem tão compreensiva e aprofundada quanto possível sobre as competências adquiridas na escola, na família, na comunidade, nos contextos de formação vocacional e profissional com impacto nos processos de capacitação, autodeterminação e qualidade de vida. No âmbito de um modelo de investigação de natureza exploratória, descritiva e interpretativa, socorremo-nos de vários métodos e técnicas, confrontando diversas fontes e recorrendo à análise qualitativa e quantitativa. Participam no estudo coordenadores dos Departamentos de Educação Especial dos Agrupamentos de escolas, jovens, familiares e coordenadores de outras instituições. Apresentamos alguns dos dados preliminares da investigação em curso. Prevêse que os problemas identificados e as conclusões obtidas possibilitarão desenhar planos de intervenção educativa mais adequados a esta população e implementar ações de formação junto dos atores educativos locais.
- Psychosocial profile in portuguese adolescents with chronic disease attending an outpatient department in a hospital settingPublication . Santos, Teresa; Matos, MG; Marques, Adilson; Simões, Celeste; Leal, Isabel Maria Pereira Leal; Machado, Maria do CéuLiving with a chronic disease (CD) in adolescence involves new multifaceted challenges. This study aims to conduct a psychosocial characterization of a group of adolescents with chronic diseases in a hospital setting and to compare such dimensions for the total group and for different diseases. A cross-sectional study included 135 adolescents with chronic diseases (51.9% boys; 48.1% girls), having an average age of 14±1.5 years (SD=1.5) and attending a paediatric outpatient department in a hospital setting. Statistically significant differences were found among the different chronic diseases for the variables self-regulation (adolescents with diabetes had significantly higher competencies) and multiple psychosomatic symptoms (adolescents with neurologic diseases reported significantly more complaints). Boys presented both better health-related quality of life and psychosomatic health when compared to girls. No statistically significant differences were observed for health-related quality of life, psychosomatic health, resilience, and social support. These findings bring important suggestions especially while planning interventions, which must take into account the promotion of a healthy psychosocial development, through an inclusive perspective (covering different chronic diseases), that take into consideration specific and gendered approaches. Such suggestions might help healthcare professionals to better plan interventions in order to increase their effectiveness.