Repository logo
 
Publication

Percursos de vida de jovens que foram abrangidos por currículos específicos

dc.contributor.authorSantos, Maria Teresa
dc.contributor.authorSanto, Adelaide Espírito
dc.contributor.authorRamalho, José Pereirinha
dc.contributor.authorFaria, Maria Cristina
dc.contributor.authorAlmeida, Cesário
dc.contributor.authorFernandes, José Pedro
dc.contributor.authorSanto, José António Espírito
dc.date.accessioned2019-04-30T10:09:24Z
dc.date.available2019-04-30T10:09:24Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractA expansão da escolaridade obrigatória a todas as crianças e jovens, incluindo as que apresentam necessidades educativas especiais decorrentes das mais variadas situações, é hoje uma realidade em muitos sistemas educativos que prosseguem o objetivo de garantir o direito a uma educação inclusiva. No sistema educativo português, a partir do decreto lei 3/2008, foram propostos currículos específicos individuais (CEI) para alunos com problemáticas mais graves, abrindo-se uma via de certificação de competências muito distante do currículo comum. Neste quadro, iniciámos uma investigação sobre os percursos de vida dos jovens que frequentaram os agrupamentos de escolas do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral com CEI e PIT (Plano Individual de Transição) e que terminaram a sua escolaridade obrigatória a partir de 2012. É nosso propósito ter uma abordagem tão compreensiva e aprofundada quanto possível sobre as competências adquiridas na escola, na família, na comunidade, nos contextos de formação vocacional e profissional com impacto nos processos de capacitação, autodeterminação e qualidade de vida. No âmbito de um modelo de investigação de natureza exploratória, descritiva e interpretativa, socorremo-nos de vários métodos e técnicas, confrontando diversas fontes e recorrendo à análise qualitativa e quantitativa. Participam no estudo coordenadores dos Departamentos de Educação Especial dos Agrupamentos de escolas, jovens, familiares e coordenadores de outras instituições. Apresentamos alguns dos dados preliminares da investigação em curso. Prevêse que os problemas identificados e as conclusões obtidas possibilitarão desenhar planos de intervenção educativa mais adequados a esta população e implementar ações de formação junto dos atores educativos locais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (231-246). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-54-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7016
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAutodeterminaçãopt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.titlePercursos de vida de jovens que foram abrangidos por currículos específicospt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage246pt_PT
oaire.citation.startPage231pt_PT
oaire.citation.titleEducar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículopt_PT
person.familyNameSantos
person.givenNameTeresa
person.identifier.ciencia-id8A15-0D62-CBCD
person.identifier.orcid0000-0001-9947-6022
person.identifier.ridJ-6790-2012
person.identifier.scopus-author-id24477625800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication4c3d1c37-d2fb-4d55-95f7-e19ce11174f5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4c3d1c37-d2fb-4d55-95f7-e19ce11174f5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educar hoje 231-246.pdf
Size:
126.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: