Repository logo
 
Publication

Hábitos e práticas leitoras das crianças do 3º ano : relação entre perfis motivacionais, hábitos, práticas e desempenho em leitura

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMata, Lourdes
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Filipa Vieira
dc.date.accessioned2020-03-06T15:45:43Z
dc.date.available2020-03-06T15:45:43Z
dc.date.issued2019-12-16
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.pt_PT
dc.description.abstracto presente estudo foi realizado com 221 crianças a frequentarem o 3º ano em estabelecimentos de ensino público com o objetivo principal de analisar quais os perfis motivacionais leitores destes alunos e relacioná-los com o desempenho para a leitura e com alguns hábitos e práticas leitoras. Para o efeito foi construído um questionário que visa o conhecimento de práticas e hábitos de leitura destas crianças e foram utilizadas duas escalas, uma de autoperceção leitora e outra de motivação para a leitura. Aos professores foi pedido para avaliarem o desempenho leitor das crianças e para referirem estratégias leitoras que possam ser sugeridas aos pais. Os principais resultados, com base numa análise de cluster, evidenciaram três perfis motivacionais distintos, onde se verificou que o grupo com crianças mais motivadas para a leitura, ou seja, que apresentavam simultaneamente uma elevada motivação em todas as dimensões exceto no evitamento e dificuldade percebida, apresentavam melhores desempenhos na leitura, uma maior frequência leitora e mais prazer em ler durante os tempos livres. Constatámos ainda que as crianças como uma dificuldade percebida elevada, com valores muito abaixo da média nas variáveis autoeficácia leitora, progresso, comparação social, feedback social e atitudes face à leitura obtiveram os piores desempenhos na leitura.pt_PT
dc.description.abstractThe present study with 221 grade 3 students from public elementar school intends to analise the children’s profiles of reading motivation and correlated them with the habits and pratices to reading. With this aim we created a questionnaire about reading habits and practices and we administered the reader self perception scale and the reading motivation scale. We asked teachers to evaluate the performance of their students and to write reading’s strategies that they could suggest to parents. A major finding in this study was that children more motivated for reading, which can be characterized as highly motivated across all dimensions except work avoidance and perceived difficulty, present a better performance, a more reading frequency and a more reading pleasure. Additionally, results revealed that children who reported a high perceived difficulty and a low sense of reading efficacy, progress, observational comparison, social feedback and reading attittudes had the worst reading performance.pt_PT
dc.identifier.tid202381153pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7421
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectHábitos e práticas leitoraspt_PT
dc.subjectMotivação para a leiturapt_PT
dc.subjectDesempenho na leiturapt_PT
dc.subjectReading habits and praticespt_PT
dc.subjectReading motivationpt_PT
dc.subjectReading performancept_PT
dc.titleHábitos e práticas leitoras das crianças do 3º ano : relação entre perfis motivacionais, hábitos, práticas e desempenho em leiturapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
23280.pdf
Size:
1.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: