Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Hábitos e práticas leitoras das crianças do 3º ano : relação entre perfis motivacionais, hábitos, práticas e desempenho em leitura

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
23280.pdf1.34 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

o presente estudo foi realizado com 221 crianças a frequentarem o 3º ano em estabelecimentos de ensino público com o objetivo principal de analisar quais os perfis motivacionais leitores destes alunos e relacioná-los com o desempenho para a leitura e com alguns hábitos e práticas leitoras. Para o efeito foi construído um questionário que visa o conhecimento de práticas e hábitos de leitura destas crianças e foram utilizadas duas escalas, uma de autoperceção leitora e outra de motivação para a leitura. Aos professores foi pedido para avaliarem o desempenho leitor das crianças e para referirem estratégias leitoras que possam ser sugeridas aos pais. Os principais resultados, com base numa análise de cluster, evidenciaram três perfis motivacionais distintos, onde se verificou que o grupo com crianças mais motivadas para a leitura, ou seja, que apresentavam simultaneamente uma elevada motivação em todas as dimensões exceto no evitamento e dificuldade percebida, apresentavam melhores desempenhos na leitura, uma maior frequência leitora e mais prazer em ler durante os tempos livres. Constatámos ainda que as crianças como uma dificuldade percebida elevada, com valores muito abaixo da média nas variáveis autoeficácia leitora, progresso, comparação social, feedback social e atitudes face à leitura obtiveram os piores desempenhos na leitura.
The present study with 221 grade 3 students from public elementar school intends to analise the children’s profiles of reading motivation and correlated them with the habits and pratices to reading. With this aim we created a questionnaire about reading habits and practices and we administered the reader self perception scale and the reading motivation scale. We asked teachers to evaluate the performance of their students and to write reading’s strategies that they could suggest to parents. A major finding in this study was that children more motivated for reading, which can be characterized as highly motivated across all dimensions except work avoidance and perceived difficulty, present a better performance, a more reading frequency and a more reading pleasure. Additionally, results revealed that children who reported a high perceived difficulty and a low sense of reading efficacy, progress, observational comparison, social feedback and reading attittudes had the worst reading performance.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.

Keywords

Hábitos e práticas leitoras Motivação para a leitura Desempenho na leitura Reading habits and pratices Reading motivation Reading performance

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue