Repository logo
 
Publication

Objetivos de realização no ensino superior.

dc.contributor.authorCoelho, Cristina
dc.contributor.authorLemos, Marina Serra de
dc.contributor.authorSoares, Luísa
dc.date.accessioned2017-05-16T18:58:59Z
dc.date.available2017-05-16T18:58:59Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractOs objetivos de realização têm vindo a ser investigados nos últimos anos, por se considerar o seu papel no estudo dos fatores que influenciam a aprendizagem e a realização dos indivíduos. Uma das linhas de investigação atual, no âmbito da Teoria dos Objetivos de Realização, tem como objetivo fundamental o estudo da natureza e das dimensões destes objetivos. O presente estudo em que participaram 488 estudantes do Ensino Superior, de duas instituições públicas, procurou contribuir para a clarificação da natureza e dimensões dos objetivos de realização em contexto académico e revelou dados interessantes não apenas do ponto de vista teórico como também prático. Através de Análises Fatoriais Exploratórias foi possível retirar elações acerca do tipo de objetivos adotados por estes estudantes, alguns deles já mencionados noutras investigações e outros que surgiram neste estudo. Emergiram, então, três tipos de objetivos: objetivos de mestria e avaliação simples (segundo a literatura, os mais positivos do ponto de vista motivacional); objetivos relacionados com os professores (que se referem ao desejo de parecer competente perante o professor) e objetivos de apresentação aos colegas (mencionados pela primeira vez neste estudo e que se relacionam com o desejo de parecer competente perante os colegas, comparando a sua realização com estes ou tentando superá-los). Finalmente discutem-se as várias dimensões pertinentes no estudo dos objetivos motivacionais, como a avaliação simples, a apresentação de si, a comparação social e a competição, que tomam lugares interessantes nos resultados obtidos neste estudo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1356-1366). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5459
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Superiorpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.titleObjetivos de realização no ensino superior.pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1366pt_PT
oaire.citation.startPage1356pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_1356-1366.pdf
Size:
209.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: